A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) anunciou planos para inaugurar quatro centros de pesquisa em 2025, com o objetivo de contribuições do agronegócio paulista, especialmente entre pequenos e médios produtores.
O primeiro centro, focado em inovação tecnológica na cultura de cana-de-açúcar, será implementado em Ribeirão Preto. Este centro desenvolverá pesquisas em biogás, auxiliando a produção de geração de combustível próprio. As obras já estão em andamento no terreno destinado ao projeto.
Outro centro será dedicado à inteligência artificial e está sendo planejado para o município de São Roque. Além disso, um centro voltado para técnicas de estabilidade está em fase de definição de local, com Avaré sendo considerado como uma das possíveis sedes. A decisão final dependerá de análises de mercado e opções.
O quarto centro de pesquisa será voltado para a agricultura urbana, enfatizando a importância do cultivo de hortaliças e verduras em áreas urbanas. A Faesp já está em negociações avançadas com a prefeitura para a cessão de uma área designada a esse projeto.
Essas iniciativas visam fortalecer a economia local, gerar emprego e renda, e promover o desenvolvimento sustentável no estado de São Paulo. A Faesp destaca a importância de integrar agricultura, comércio, serviços e indústria para atingir esses objetivos.
A possível instalação de um centro de pesquisa em segurança em Avaré representa uma oportunidade significativa para a região, podendo atrair investimentos e fomentar o desenvolvimento tecnológico no setor agrícola local.
_____________________________________________________________
Fonte: Agro Estadão