Na noite desta terça-feira (19) a Seleção Brasileira empatou com o Uruguai por 1 a 1 , na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 12ª rodada das Eliminatórias do Mundial de 2026.
Os visitantes abriram o placar já no segundo tempo e Gerson, num belo gol, igualou o placar. O torneio classificatório só volta a ter jogos em março do ano que vem.
Com o resultado, o Brasil encerra o ano em quinto lugar, com 18 pontos. O Uruguai, em segundo, tem 20. As Eliminatórias sul-americanas classificam os seis primeiros para o Mundial e o sétimo lugar tem direito a disputar uma repescagem.
Ano lamentável
O desempenho do Brasil está bastante sofrível. Não há um padrão definido e o técnico Dorival não encontrou o time ideal.
O primeiro compromisso do Brasil em 2024 pelas Eliminatórias Sul-Americanas aconteceu em setembro. Ao lado da torcida, atuando no Couto Pereira, em Curitiba, a equipe conseguiu uma vitória pelo placar mínimo contra o Equador. Mesmo positivo, o resultado e o desempenho voltaram a ligar um sinal de alerta.
Porém, foi no jogo seguinte que a preocupação deu as caras. Contra o Paraguai, fora de casa, a Seleção foi derrotada por 1 a 0. Além do revés, repercutiu o fato de que a equipe nacional foi superada por um rival que tinha apenas um gol marcado nas Eliminatórias naquele momento, não conseguindo oferecer resposta ao oponente.
A Data Fifa de outubro trouxe mudanças. Pela primeira vez desde setembro de 2023, o Brasil conseguiu duas vitórias seguidas contra rivais sul-americanos: 2 a 1 no Chile, fora de casa, e 4 a 0 no Peru, em Brasília. Os triunfos trouxeram um pouco de tranquilidade ao trabalho de Dorival.
Por fim, em novembro, dois empates encerraram o ano do Brasil: 1 a 1 contra a Venezuela, fora de casa; e 1 a 1 contra o Uruguai, em Salvador, recebendo vaias da torcida após o fim da partida.
A equipe fechou a temporada na quinta colocação das Eliminatórias - os seis primeiros classificam-se diretamente à Copa do Mundo, enquanto o sétimo disputa a repescagem. Pela competição, a próxima sequência de jogos do Brasil será realizada em março, quando a equipe recebe a Colômbia e viaja para enfrentar a Argentina.
Fontes: CBF; Olympics.