Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontam que atualmente a Represa de Jurumirim encontra-se com 79,25% de sua capacidade.
Apesar do bom índice, o reservatório está ligeiramente abaixo das outras represas do sistema da qual ela faz parte (Subsistema Sudeste / Centro-Oeste). Chavantes, por exemplo, está com 86,67%. E Capivara encontra-se com 81,20%.
As intensas chuvas dos últimos meses encerraram o período de forte estiagem e possibilitaram a recuperação dos níveis do manancial. Os dados coletados são referentes a 03/03/2023.
Em períodos críticos, a represa chegou a registrar menos de 30% de sua capacidade. Ano passado a média girou em torno de 50%. Com a alta dos reservatórios, houve aumento significativo na vazão de água, e elguns operadores, como a Usina Hidrelétrica de Piraju, chegou a emitir um alerta de “Estado de Atenção”.
SERVIÇO - Atualizações diárias sobre a situação das represas o leitor pode conferir aqui: https://www.ons.org.br/paginas/energia-agora/reservatorios
Mín. 14° Máx. 29°