Aproximadamente 300 alunos de oito escolas municipais participaram na terça-feira, 29, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) desenvolvido pela Polícia Militar (PM).
A cerimônia realizada no Ginásio Kim Negrão reuniu familiares, docentes, integrantes da PM e representantes do Executivo e Legislativo.
O assessor Marcelo Zuza representou o prefeito Jô Silvestre na ocasião. O ato contou com a participação da secretária Municipal de Educação, Josiane Lopes de Madeiros, do capitão Murilo, comandante da 1º Companhia da PM, do subtenente Wilson e do cabo Leonel.
Sandra Theodoro e Carlos Roberto dos Santos, titulares das pastas de Indústria e Comércio e Esporte e Lazer, respectivamente, também prestigiaram o evento.
A formatura foi animada pelo Leão Daren, o mascote do projeto. Os estudantes prestaram o juramento que foi lido pelo cabo Sorba, instrutor do PROERD.
Em seguida, o certificado de conclusão do curso foi entregue aos formandos pelas professoras.
Premiação e sorteio
A solenidade contou ainda com a premiação de alunos que foram destaque durante o PROERD. Os autores das melhores redações sobre o curso ganharam medalhas.
Também foram sorteadas entre os formandos uma bicicleta doada pela Mendes Bike e um tablet que foi oferecido pela Secretaria Municipal de Educação.
O programa
O PROERD é um projeto onde os policiais militares ministram um curso sobre prevenção às drogas e à violência em escolas públicas.
As aulas orientam o estudante a se manter longe de más companhias, evitar a violência, resistir às pressões diretas ou indiretas e sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.
O modelo que teve origem nos Estados Unidos, em 1983, é desenvolvido em mais de 58 países. A iniciativa desenvolvida em Avaré é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação