Segunda, 23 de Maio de 2022
19 99746-0072
Cultura Ler é Uma Viagem

Projeto de incentivo à leitura por meio do teatro será realizado em 10 cidades da região de Avaré

Com patrocínio da CTG Brasil, Piqueniques Literários do programa “Ler é uma Viagem” levarão ações teatrais e de contação de histórias para praças públicas. Inscrições para oficinas de capacitação já estão abertas

29/01/2022 11h27
273
Por: A Estância
Projeto de incentivo à leitura por meio do teatro será realizado em 10 cidades da região de Avaré

Estão abertas as inscrições para as oficinas de Mediação de Leitura e Performance Artística durante os piqueniques literários do Ler é Uma Viagem, performance teatral idealizada pela atriz e leitora pública Élida Marques e realizada em praças públicas com o objetivo de promover o encontro entre as pessoas e a leitura compartilhada. O projeto conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em energia limpa no País.

 

Selecionado pelo 1º edital de Recursos Incentivados para o Desenvolvimento Local da CTG Brasil, os piqueniques literários vão ocorrer em dez cidades na região da Usina Hidrelétrica Jurumirim, sob concessão da companhia, no rio Paranapanema: Angatuba, Arandu, Avaré, Cerqueira César, Itaí, Itatinga, Paranapanema, Piraju, Taquarituba e Tejupá, no estado de São Paulo.

 

O projeto se divide em duas etapas. A primeira é de capacitação, com a formação em Mediação de Leitura e Performance Artística, por meio de uma oficina composta por três encontros online e um presencial. 

 

Educadoras, bibliotecárias, agentes de leitura, artistas, artesãs e demais interessadas acima de 18 anos, residentes em uma das dez cidades da região da usina Jurumirim, podem se inscrever nas oficinas, de forma gratuita, até dia 10 de fevereiro. Ao todo, serão 30 vagas para cada cidade nesta etapa de capacitação, com início previsto para esse mesmo mês.

 

A segunda etapa, prevista para começar em abril, contempla a realização dos piqueniques em cada uma das dez cidades. A programação contará com atividades voltadas à educação, à cultura e à conscientização ambiental, com participação dos capacitadores e da comunidade em geral. A programação final de cada cidade será desenvolvida de forma conjunta durante as oficinas.

 

“Apoiamos projetos que se propõem a transformar a realidade das pessoas, em linha com nosso compromisso de participar da vida das comunidades no entorno das nossas usinas e gerar impacto positivo. Os piqueniques literários trazem isso em seu propósito, promovendo a arte e a educação por meio da cultura da troca e do encontro”, diz Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil. 

 

Os Piqueniques Literários fazem parte do programa de incentivo à leitura “Ler É Uma Viagem”, realizado durante 19 anos por Élida Marques, com mais de 1,2 mil sessões de leitura em 280 cidades e oito estados brasileiros. 

 

“O projeto é uma forma de ampliar as estratégias de mediação de leitura com toda comunidade, familiares e vizinhança. De unir o letrado e o não letrado, de atrair até quem não gosta de ler. A ideia do piquenique é chegar junto, ficar junto e ir embora junto, deixando a praça novamente limpa após o encerramento”, diz a atriz e idealizadora.

 

Para se inscrever e saber mais do projeto, clique aqui: https://forms.gle/KRubos9FHastpimT7

 

Sobre a CTG Brasil

 

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Segunda maior geradora privada de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Ele1 - Criar site de notícias