Quarta, 20 de Outubro de 2021
19 99746-0072
Educação I Simpósio On-line

Faculdade Eduvale promove simpósio para alunos e profissionais da saúde

Promovido entre os dias 27 de setembro e 1° de outubro pela Faculdade Eduvale de Avaré, o evento foi direcionado para alunos e profissionais das diversas áreas da saúde e reuniu mais de 5,3 mil visualizações ao vivo no canal oficial do YouTube da Institu

04/10/2021 15h05 Atualizada há 2 semanas
106
Por: A Estância
Faculdade Eduvale promove simpósio para alunos e profissionais da saúde

Sucesso é a palavra que define o I Simpósio On-line de Infectologia Enfermagem Eduvale (SOIENF). Promovido entre os dias 27 de setembro e 1° de outubro pela Faculdade Eduvale de Avaré, o evento foi direcionado para alunos e profissionais das diversas áreas da saúde e reuniu mais de 5,3 mil visualizações ao vivo no canal oficial do YouTube da Instituição. 

A abertura contou com a participação do Dr. Alexandre Naime Barbosa (especialista em doenças infecciosas e parasitárias e ganhador do Prêmio Jovem Infectologista 2021 da Associação Panamericana de Infectologia) que falou sobre a evolução na prevenção, no tratamento e diagnóstico do HIV no Brasil. Na sequência, os participantes assistiram uma palestra sobre o ativismo brasileiro na luta contra a AIDS ministrada por Jacqueline Rocha Cortês (fundadora da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e AIDS e chefe da assessoria de cooperação internacional do programa brasileiro de AIDS do Ministério da Saúde). 

A presença da enfermagem na infectologia e a reemergência da tuberculose foram os assuntos em pauta no segundo dia com as apresentações do Dr. Paulo Câmara Marques Pereira (especialista em medicina tropical e doenças infecciosas e parasitárias) e de Elcilene Cristina Silva dos Santos (residente em enfermagem em infectologia no Hospital Universitário Oswaldo Cruz de Pernambuco). 

Na quarta-feira, o Dr. Carlos Magno Fortaleza falou sobre o estudo de efetividade da vacina AstraZeneca no projeto de vacinação em massa na cidade de Botucatu/SP. Já no penúltimo dia do Simpósio, o Dr. Ricardo de Souza Cavalcante (especialista em infectologia e doutor em doenças tropicais) abordou a relação das infecções fúngicas com a COVID-19 e Rita de Cássia Lusoli (mestre em bases gerais da cirurgia na área de Enfermagem) falou sobre a associação entre HPV e o câncer anal. Para encerrar, o médico infectologista Dr. Sebastião Pires Ferreira Filho debateu a questão da infecção hospitalar em dias de pandemia. 

“A infectologia é um assunto em destaque no cenário mundial, já que estuda todas as doenças causadas por patógenos como vírus, bactérias, fungos, protozoários, etc. Por conta do impacto das doenças infecciosas na saúde humana e do potencial biológico de propagação, o estudo se faz necessário. E o sucesso do nosso Simpósio é resultado de muito planejamento e trabalho em equipe com destaque para o protagonismo discente composto por uma comissão formidável e palestrantes renomados. Gratidão a todos!”, ressaltou Alan Guarato, enfermeiro e coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade Eduvale de Avaré.

Ele1 - Criar site de notícias