Segunda, 02 de Agosto de 2021
19 99746-0072
Geral Exercícios gratuitos

Educador físico cria projeto que oferece exercícios gratuitos para recuperados da Covid em Avaré

Segundo o dono da academia em Avaré (SP), treinamento individual vai ajudar no fortalecimento muscular e resistência. Iniciativa faz parte de projeto de doutorado desenvolvido em conjunto com fisioterapeuta; veja como se inscrever.

10/07/2021 16h09 Atualizada há 3 semanas
849
Por: A Estância Fonte: G1
Educador físico cria projeto que oferece exercícios gratuitos para recuperados da Covid em Avaré

Um educador físico de Avaré, no interior de São Paulo, criou um programa que oferece treinamento gratuito para pessoas que se recuperaram da Covid-19. A iniciativa faz parte de um projeto de doutorado desenvolvido em conjunto com uma fisioterapeuta. 

Luiz Carlos Alves Júnior é dono de uma academia em Avaré e contou que teve que suspender as atividades do espaço em março do ano passado, quando começou a pandemia. Neste período, ele também teve que encerrar o projeto de doutorado que estava fazendo com um grupo de idosos e pensar em outras possibilidades de estudo em meio à quarentena. 

“Em uma reunião com a minha orientadora, ela falou que eu teria que focar em alguma coisa atual, e eu pensei sobre a situação da minha academia. Eles não enxergam como um serviço essencial de saúde, que o exercício físico ajuda a combater as comorbidades”, conta Luiz.

A partir disso, o doutorando em Ciências do Movimento Humano em uma universidade de Piracicaba (SP) escreveu o projeto sobre a importância dos exercícios físicos na recuperação da Covid-19. No fim do mês passado, a iniciativa foi aprovada pelo comitê de ética. 

“Eu conheço atletas que tiveram Covid, pessoas que treinavam muito bem, com a capacidade física boa, mas voltaram a treinar e tiveram cansaço, falta de ar. A pessoa realmente fica cansada, fadigada pós-Covid, e o exercício físico ajuda”, explica. 

Como funciona

De acordo com Luiz Carlos, no projeto, ele vai fazer vários testes e exames específicos nos participantes para montar um treino individual de acordo com as necessidades de cada aluno. Estagiários serão convidados para ajudar nas avaliações e acompanhar os treinos. 

“Os participantes vão poder escolher entre musculação e hidroginástica. Tanto na água quanto na academia, eles terão duas vertentes, que é o trabalho de fortalecimento muscular e resistência aeróbica”, afirma o educador físico.

O morador de Avaré informou que a academia está seguindo à risca todos os protocolos sanitários para evitar a disseminação da Covid-19, com a higienização dos equipamentos e 70% da capacidade de pessoas. 

As inscrições para participar do programa estão abertas até o dia 16 de julho. As sessões serão feitas duas vezes por semana, com agendamento de horário, e o programa segue até outubro. 

Luiz Carlos informou que podem participar homens e mulheres, de 30 a 75 anos, que se recuperaram da Covid-19 e estejam aptos a realizarem atividade física, de acordo com atestado médico.

O programa é totalmente gratuito, mas será colocada uma caixa na recepção do local para as pessoas que quiserem contribuir com entidades do município. 

Para fazer a inscrição, os moradores podem entrar em contato através do WhatsApp (14) 99641-2676 ou ir até a academia, na Avenida Gilberto Filgueiras, 500.

Ele1 - Criar site de notícias