Segunda, 02 de Agosto de 2021
19 99746-0072
Cidades Volato

Empresa em Lençóis irá fabricar aeronave para a venda nos Estados Unidos

A Volato, empresa com sede em Lençóis Paulista em operação desde 2013, assinou contrato com investidor norte-americano para a fabricação de aeronave experimental, bimotor e pressurizada, com capacidade para seis pessoas, que será comercializada nos EUA.

09/07/2021 11h55 Atualizada há 3 semanas
197
Por: A Estância Fonte: JC Net
Empresa em Lençóis irá fabricar aeronave para a venda nos Estados Unidos

A Volato, empresa com sede em Lençóis Paulista em operação desde 2013, assinou contrato com investidor norte-americano para a fabricação de aeronave experimental, bimotor e pressurizada, com capacidade para seis pessoas, que será comercializada nos Estados Unidos. O projeto, previsto para começar no mês de agosto, deve durar entre um e dois anos até que o protótipo do avião esteja finalizado.

O diretor da empresa, o engenheiro Zizo Sola, afirma que a aeronave poderá atingir uma velocidade de 560 km/h e será 100% construída com material composto (fibras de vidro e de carbono). Segundo ele, o projeto do avião foi apresentado pelo norte-americano Jamie Fettig. "Ele ficou sabendo do nosso trabalho no Brasil e esteve aqui na semana passada para tentar fechar parceria conosco para que a gente forneça as peças para a aeronave dele", declara.

"Ele tem o desenho da aeronave que deseja. Essa parceria para a fabricação envolve outra empresa, norte-americana, que vai fazer o cálculo estrutural da aeronave. Enquanto isso, nós vamos preparar no Brasil as matrizes, que são as fôrmas para fabricar as peças da aeronave. Depois que o cálculo estrutural estiver concretizado, a gente vai montar o protótipo dela, que seria a primeira. Esse protótipo será fabricado no Brasil, em Lençóis".

De acordo com o engenheiro, o fornecimento dos componentes da aeronave para o investidor ocorrerá conforme a demanda pelo produto. "Se ele vender três aeronaves lá, todas as peças serão fabricadas aqui no Brasil, em Lençóis Paulista, e exportadas para a América do Norte", explica. "Tudo vai depender do sucesso do avião na América do Norte. Se ele vender 20, 30 aviões, nós que vamos fabricar.

Se ele vender 100, nós que vamos fabricar". Sola prefere não divulgar os valores da negociação. "O importante é que um setor que, hoje, está quase morrendo no País, a gente está conseguindo manter vivo com tecnologia que foi desenvolvida no Brasil e despertou interesse de países desenvolvidos, principalmente no setor aeronáutico, como América do Norte, Estados Unidos", declara. "Esse investidor escolheu uma empresa brasileira para ser fornecedora das peças dele e fabricar o protótipo".

O diretor da Volato conta que a aviação no Brasil sofreu um forte impacto negativo em 2014. "A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), em 2014, proibiu a comercialização de aeronaves experimentais em linha de produção, ou seja, prontas para o voo", revela. "E isso afetou não só nós como todo o mercado aeronáutico de aviação pequena no País. Em 2011, existiam praticamente 30 empresas que fabricavam ou montavam esse tipo de aeronave no Brasil. Hoje, são em torno de seis".

Segundo Sola, a mudança na legislação do setor, que impede a comercialização de aeronaves experimentais com 4 lugares, um dos dois modelos produzidos atualmente pela empresa lençoense, obrigou a Volato a buscar alternativas para se manter no mercado. "A gente vem buscando algumas parcerias no mundo, durante todo esse tempo, para ver se a gente consegue viabilizar a fabricação em algum país", declara.

Lençóis Paulista - SP

Lençóis Paulista - São Paulo

Sobre o município
Lençóis Paulista é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localizado na região centro-oeste do Estado, a cidade está a uma altitude de 550 metros e sua população é estimada em 66.664[3] (estimativa do IBGE para 2016) habitantes. O município é formado pela sede e pelo distrito de Alfredo Guedes[6][7]. Possui a maior biblioteca do interior de São Paulo, uma instituição de ensino superior e duas escolas técnicas, uma do SENAI e outra da ETEC - Cidade do Livro.
Ele1 - Criar site de notícias