Segunda, 02 de Agosto de 2021
19 99746-0072
Geral Baixo nivel de água

Baixo nível da represa de Jurumirim gera preocupação na região de Avaré

Mesmo com os níveis dos reservatórios mais baixos, não há risco de desabastecimento de energia elétrica em 2021, segundo operador nacional.

19/06/2021 15h27
244
Por: A Estância Fonte: G1
Baixo nível da represa de Jurumirim gera preocupação na região de Avaré

O baixo nivel de água da Represa de Jurumirim está gerando preocupação na região de Avaré (SP). Nesta semana, o volume útil do reservatório chegou a 31,86%, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA). 

Conforme os dados da agência, na terça-feira (15), o volume era de 31,97%, o número mais baixo para esta data nos últimos 10 anos. Em 2019, o volume útil da represa no dia 15 de junho era de 34,29% e, em 2020, de 40,44%. 

Apesar do volume baixo, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que ainda não há risco para o abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica. Segundo o órgão, desde o fim do ano passado, as equipes estão atuando em diversas frentes e adotando medidas preventivas.

A Represa de Jurumirim banha sete cidades da região de Avaré e, ao menos, quatro delas usam o reservatório para o turismo. Uma das preocupações com a baixa do nível do reservatório é principalmente com o meio ambiente, já que a seca pode causar desequilíbrio na fauna aquática.

Além disso, o aumento das contas de luz também pode ser considerado consequência da crise hídrica que afeta os reservatórios das usinas hidrelétricas. Segundo o ONS, o Brasil enfrenta a pior estiagem dos últimos 91 anos, fazendo necessário o acionamento das usinas termelétricas para suprir a queda de oferta. 

Em nota, a Rio Paranapanema Energia informou que "vem adotando as medidas para dar cumprimento a todas as determinações decorrentes da Sala de Crise do Rio Paranapanema, coordenada pela ANA, reforçando seu compromisso com o meio ambiente, com as comunidades das regiões onde atuamos e com o setor elétrico e as leis brasileiras".

 

Ele1 - Criar site de notícias