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Geral Home Office

Trabalho remoto exige disciplina, organização e conforto físico

Especialista do Senac Botucatu dá dicas sobre os cuidados necessários para garantir a ergonomia no home office

30/04/2021 12h09
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Por: A Estância
Trabalho remoto exige disciplina, organização e conforto físico

 Mais de um ano após o início da pandemia, o home office continua sendo realidade na vida de grande parte dos trabalhadores, em especial daqueles que conseguem desempenhar suas atividades de forma remota. Em março de 2020, colaboradores e empresas foram surpreendidos com a necessidade do trabalho a distância e tiveram que adotá-lo às pressas, acarretando em mudanças, principalmente para quem não estava habituado a essa sistemática ou não possuía estrutura capaz de proporcionar um ambiente laboral adequado. Mas, agora, é possível organizar o espaço para tornar o dia a dia profissional mais tranquilo e saudável, com a correta ergonomia. 
    Segundo Valdir Moreno, docente da área de saúde e segurança do trabalho do Senac Botucatu, as alterações provenientes do trabalho feito de casa despertam cada vez mais preocupações em relação à saúde e segurança dos profissionais. Por isso, é preciso atenção nas escolhas, desde atitudes até mobiliário. “A ergonomia cuida do indivíduo como um todo, indo além da postura. Não há dúvida de que o trabalho remoto exige disciplina, organização e conforto físico, e há maneiras de facilitar as atividades dentro de casa.”
    O especialista ressalta também que, nesse modelo de trabalho, a autonomia, a flexibilidade de horários e as várias possibilidades para desempenhar as atividades são de responsabilidade do funcionário. “No entanto, é importante reforçar que, embora esteja em casa, ter disciplina é indispensável, tanto para a produtividade quanto para manter uma relação saudável com o próprio corpo, seja em hábitos, seja em postura.”
    Para auxiliar os profissionais que ainda se manterão em home office por um longo período, o docente elaborou algumas dicas para garantir que o trabalho remoto seja positivo, e não um fator de tensão e desgaste. Confira abaixo:

  • Em qualquer situação, a cada duas horas (no máximo), interrompa o trabalho por 10 minutos. Levante-se, ande um pouco e faça exercícios compensatórios. Fazer pausas regulares para se movimentar e alongar colabora para um maior conforto durante o expediente; 
  • Para que o ambiente laboral seja favorável, atente-se à iluminação, pois ela é de grande importância para o conforto.  No ambiente residencial, se possível, prefira a iluminação natural, por meio da proximidade das janelas;
  • Não utilize o sofá, a cama ou a mesa de jantar como local de trabalho. Tenha um espaço dedicado para sua atividade profissional;
  • Mantenha uma postura confortável e saudável, ao contrário, ela poderá afetar sua produtividade de forma geral. Se bem aplicada, a postura influencia no conforto ao usar o computador e ajuda a prevenir possíveis doenças osteomusculares;
  • Apoie a coluna no encosto da cadeira. É possível, inclusive, colocar uma almofada nas costas para ajudar a conseguir manter a postura correta;
  • Quando se trata do punho, saiba que ele nunca deve ficar sem apoio. Então, escolha uma mesa que tenha espaço para isso ou uma cadeira com braços em que possa colocar o antebraço em cima;
  • Fique atento à altura da tela do computador. Se estiver acima ou abaixo da linha dos olhos pode prejudicar a cervical. Então, ajuste com livros ou outros objetos, se for preciso, para que permaneça alinhado.
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