Sábado, 15 de Maio de 2021
19 99746-0072
Cidades Dinheiro público

Por que as obras públicas atrasam tanto em Avaré?

Infelizmente virou um hábito na cidade de Avaré de cultivarmos a cultura dos atrasos.

25/04/2021 14h37 Atualizada há 3 semanas
218
Por: A Estância
Por que as obras públicas atrasam tanto em Avaré?

A obra de pavimentação e infraestrutura da Avenida Domingos Leon Cruz, no Bairro São Rogério em Avaré (SP), foi iniciada em meados de 2020. Porém, após quase um ano ela está do mesmo jeito, parada, sem nenhuma movimentação ou trabalho no local.

 

Afinal de contas, por qual motivo a obra está parada? Por que ela não anda?

 

Apesar de ter dotação orçamentária, apesar de ter o projeto, apesar de ter sido iniciada, nada mais acontece desde então.

 

Fomos atrás para entender o motivo. Falamos com os moradores e montamos uma comissão para conversar com o Prefeito.

 

Conseguimos marcar uma reunião e no encontro o prefeito comentou sobre as questões técnicas com a ISA CTEEP. A ISA é quem está impedindo o andamento da pavimentação.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Reuniao-com-o-prefeito-02MAR21-Wilson-Claudio-912x1024.jpeg

Ela é a Concessionária responsável pelas torres de transmissão de alta tensão que estão sobre o local.

 

Então ficamos sabendo que haveria a necessidade de ajustes no projeto elétrico para dar continuidade nas obras.

 

Porém, o único engenheiro elétrico servidor municipal de Avaré faleceu. Ele quem deveria atender aos pedidos da Empresa ISA e organizar o projeto.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Videoconferencia-com-o-Bairro.jpg

Conversamos mais uma vez com os moradores e decidimos que iremos continuar a acompanhar a obra. Também envolveríamos a Câmara Municipal de Avaré (veja vídeo abaixo) para nos ajudar.

 

Obras em atraso

Infelizmente virou um hábito na cidade de Avaré de cultivarmos a cultura dos atrasos. Basta lembrar as obras da UPA (que virou Pronto Socorro), era para ser entregue em 2014. Ela só foi disponibilizada para a população ao final de 2019, após, é claro, de outro atraso.

 

Temos outros exemplos de atrasos, como a revitalização da Orla do Costa Azul e a  pavimentação do Jardim Califórnia. Ou ainda aquelas que não forem entregues como o Arenão (2020), AME(2020), Creche no Jardim Paraíso (2018) e a pavimentação da interligação dos Bairros Vera Cruz e Ipiranga (2016).

 

De acordo com o Tribunal de Contas só teremos obras finalizadas dentro do prazo quando os cronogramas forem elaborados puramente dentro de critérios técnicos, considerando fatores internos e externos da obra, a partir de projetos completos e precisos, acompanhados por profissionais capacitados.

 

Infelizmente hoje ainda pesa os favorecimentos em processos licitatórios, protecionismo, falta de transparência, fisiologismo político, corrupção e desvio do dinheiro público para campanhas eleitorais que encarecem as obras, além de gerar perdas para o bolso do contribuinte.

 

No caso das obras de infraestrutura e pavimentação da Rua Domingos Leon Cruz, no Bairro São Rogério, por enquanto estão no prazo. Porém se não nos organizarmos como sociedade civil jamais iremos quebrar a cultura do atraso. E o dinheiro do povo vai continuar escoando ralo abaixo.  

 

Diante disso, cobramos o Secretário Municipal de Obras que nos garantiu que tudo seria resolvido e os trabalhos seriam retomados até o final deste semestre.

 

                                       

Wilson Claudio
Sobre Wilson Claudio
Ele1 - Criar site de notícias