Sábado, 15 de Maio de 2021
19 99746-0072
Geral Cidadania digital

“Caminhos para a Cidadania” oferece capacitação gratuita para professores da rede pública do Sudoeste Paulista

A trilha de conhecimento será sobre cidadania digital

22/04/2021 17h55
143
Por: A Estância
“Caminhos para a Cidadania” oferece capacitação gratuita para professores da rede pública do Sudoeste Paulista

Caminhos para a Cidadania, programa de apoio à educação coordenado pelo Instituto CCR – gestor social do Grupo CCR – traz mais uma iniciativa exclusiva: a trilha de capacitação sobre Cidadania Digital. Na região da CCR SPVias, a experiência é exclusiva para os professores dos municípios de Águas de Santa Barbara, Alambari, Avaré, Buri, Capela do Alto, Cerqueira Cesar, Cesário Lange, Itaberá, Itaí, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Pardinho, Porangaba, Quadra, Santa Cruz do Rio Pardo, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Taquarivaí, Tatuí e Torre de Pedra.

Para orientar sobre o uso responsável da tecnologia no mundo virtual, dentro e fora da sala de aula o Caminhos para a Cidadania vai propor aos professores sugestões de atividades, para que de forma lúdica os alunos aprendam e se conscientizem. São tendências educacionais e demandas de nosso tempo, que está cada vez mais imaterial e hiperconectado.

“Criamos uma trilha de aprendizagem que apoiará o professor nas demandas da nova realidade de ensino e vida, pela qual estamos passando muito vulnerável às notícias falsas, troca incessante de dados e escolhas éticas, precipitadas pelas redes sociais”, explica Ariane Teles, responsável pelo Caminhos para a Cidadania, pelo Instituto CCR.

 

Imunidade e Saúde mental | tem vida atrás da tela

Ao final de cada aula, a programação trará uma poderosa reflexão em meio à temática do mundo virtual: como está a saúde mental dos educadores, neste momento de crise e novas demandas, dentro e fora das aulas? Sensível à essa necessidade, o programa Caminhos para a Cidadania, traz para conduzir o módulo intitulado: “Escola da Vida”, um grande parceiro do Caminhos para a Cidadania, que mostrará o quanto a saúde mental é importante para suplantar as demandas frenéticas da esfera digital. Léo Fraiman, psicoterapeuta, educador e autor best-seller da intersecção: “trabalho, família, bem-estar e produtividade”, vai trazer a reflexão sobre o tema, especialmente desenvolvida para o curso. “Saúde mental pode ser a chave de transformação para as nossas tarefas no trabalho e na vida, ainda mais que neste momento, em que quase tudo converge diretamente para a nossa percepção de imunidade, felicidade e harmonia nas relações, ou seja, tudo o que estamos precisando, nesta realidade remota onde tudo fica atrás da tela”, analisa Fraiman, em um vídeo exclusivo da programação.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | RESUMO
Introdução ao tema da Cidadania Digital

·       Segurança na Internet

·       Fake News

·       Cyberbullying

·       Direitos e deveres no “mundo digital”.
OBS: programa oferece certificação para quem concluir o curso.

 

“O curso vai mostrar que a internet ainda é uma adolescente na vida do planeta. Portanto, ainda estamos aprendendo sobre o comportamento e os fenômenos inerentes à rede, e por isso mesmo, o conceito de cidadania digital é tão poderoso, urgente e aplicável à realidade de todos nós, dentro ou fora do ambiente de ensino”, completa Ariane.

Confira o teaser do curso: clique aqui.
O curso é 100% Digital (EaD).

Ele1 - Criar site de notícias