Terça, 20 de Abril de 2021
19 99746-0072
Geral Conscientização

Prefeitura de Botucatu e Portas Azuis decoram prédios em alusão ao Dia de Conscientização ao Autismo

Alguns prédios municipais, como o da Prefeitura, a Pinacoteca Fórum das Artes e a Estação Ferroviária, foram decorados com a luz azul em alusão ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo, data celebrada no dia 2 de abril.

05/04/2021 12h56 Atualizada há 2 semanas
116
Por: A Estância
Prefeitura de Botucatu e Portas Azuis decoram prédios em alusão ao Dia de Conscientização ao Autismo

Alguns prédios municipais, como o da Prefeitura, a Pinacoteca Fórum das Artes e a Estação Ferroviária, foram decorados com a luz azul em alusão ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo, data celebrada no dia 2 de abril. A iniciativa é da ONG Portas Azuis, em parceria com a Prefeitura de Botucatu.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas, ONU, em 2007, com o intuito de conscientizar as pessoas e quebrar preconceitos sobre esta condição, que afeta em sua maioria crianças do sexo masculino. Por conta disso, a cor oficial da data é azul.

O autismo, oficialmente chamado de Transtorno de Espectro Autista (TEA), não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento, e afeta cada caso de maneira diferente. Em nenhum caso ocorre atraso mental, um dos principais estereótipos do transtorno.

Em prol da luta por mais direitos e menos preconceito, ações brasileiras para a data conseguiram inclusive iluminar grandes monumentos de azul (cor símbolo do autismo), como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Teatro Amazonas, em Manaus, entre outros.

Botucatu - SP

Botucatu - São Paulo

Sobre o município
Botucatu é um município brasileiro do estado de São Paulo, distante 235 km da capital estadual, São Paulo, à qual se interliga pelas rodovias Marechal Rondon e Castelo Branco. Localiza-se a 22º53'09" de latitude sul, 48º26'42" de longitude oeste. Está a 840 metros de altitude e seu clima é classificado como subtropical úmido.[7] A população estimada em agosto de 2018 era de 144 820 habitantes.[5] O município é formado pela sede e pelos distritos de Rubião Júnior e Vitoriana[8][9]. O marco zer
Ele1 - Criar site de notícias