Terça, 20 de Abril de 2021
19 99746-0072
Educação USCS -Itapetininga

Prefeita de Itapetininga assina decreto de cessão de uso para a Faculdade de Medicina e anuncia vestibular para setembro

A USCS, que é uma universidade municipal, irá abrir licitações para a contratação de projeto e de obras no prédio. Serão implantados laboratórios. A previsão, segundo o reitor, é que sejam abertos no final de 12 semestres em Itapetininga

02/03/2021 17h33
455
Por: A Estância
Prefeita de Itapetininga assina decreto de cessão de uso para a Faculdade de Medicina e anuncia vestibular para setembro

O campus Itapetininga/USCS - Universidade São Caetano do Sul irá abrir em setembro o vestibular para Medicina. A informação é do reitor da USCS, professor doutor Leandro Prearo, e foi revelada durante coletiva de imprensa da prefeita Simone Marquetto que assinou o decreto de cessão de uso do prédio da UAB para a instituição. O evento ocorreu nesta terça-feira, dia 2, no Paço Municipal, no Auditório Alcides Rossi. Estavam presentes o vice-prefeito e secretário de Saúde, Jeferson Brun, presidente da Câmara Municipal, Itamar Martins e um grupo restrito, representando empresários e instituições, que acompanharam o ato, respeitando o distanciamento e as recomendações sanitárias.

Após a assinatura, a USCS, que é uma universidade municipal, irá abrir licitações para a contratação de projeto e de obras no prédio. Serão implantados laboratórios. A previsão, segundo o reitor, é que sejam abertos no final de 12 semestres em Itapetininga aproximadamente 2,8 mil empregos diretos e indiretos. “Neste período, a USCS terá 720 universitários no curso de medicina. O cálculo é que para cada estudante, são criados quatro postos de trabalho”, explicou Prearo. O investimento, a médio prazo, alcançará R$ 10 milhões em equipamentos e laboratórios, apontou o reitor.

“É um trabalho que começou há cinco anos e é concretizado hoje. Desde fevereiro de 2017, percorri os ministérios da Educação, Saúde e até o Gabinete da presidência da República em busca da instalação do curso de Medicina. Depois de tantos ‘não’ me informaram que uma solução seria buscar uma universidade pública, mas estadual ou municipal. Começou então uma nova peregrinação, desta vez no Conselho Estadual de Educação e a parceria com a USCS. Valeu a pena, teremos mais desenvolvimento e qualidade de vida”, destacou Simone Marquetto.

A nova instituição de ensino igualmente deve beneficiar o setor de saúde pública. Já nos dois primeiros anos, conforme o reitor, o aluno começa acompanhar os pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo ele ainda, no 3º e 4º, os universitários estarão nas unidades de especialidades. Um reflexo direto será a vinda de 9 especialidades médicas que não têm em Itapetininga.  

Por fim, no 5º e 6º ano, os estudantes estarão no Hospital Municipal Léo Orsi Bernardes. Segundo a prefeita, além de melhorar o acolhimento, também permitirá a ampliação de receita em 30% para o município quando se torna hospital-escola. 

“Este é outro impacto, mas desta vez numa área delicada que precisamos de respostas. Será uma grande mudança na assistência médica para toda a população. Virão especialistas para ministrar aulas que poderão ser absorvidos pela rede municipal”, destacou Simone Marquetto. As aulas a distância na UAB serão transferidas para outro prédio, não afetando a manutenção dos cursos em andamento. 

Itapetininga ficou conhecida como a Terra das Escolas após viver seu apogeu educacional nas primeiras décadas do século 20. A Escola Normal instalada era a única do interior paulista, já as unidades Fernando Prestes e Adherbal de Paula Ferreira complementares ao sistema pedagógico. “Queremos recuperar esta tradição”, afirmou a chefe do Executivo.

A prefeita Simone Marquetto ressaltou que o empreendimento educacional irá impulsionar o setor de comércio e serviços, como hotelaria, locação de imóveis, restaurantes, lanchonetes, transporte e postos de gasolina.  

Itapetininga - SP

Itapetininga - São Paulo

Sobre o município
Itapetininga é um município brasileiro do estado de São Paulo, na Região Sudeste do país. Pertence à Região Metropolitana de Sorocaba e sua população em 2018 era estimada em 162 231 habitantes. Localiza-se a uma latitude 23º35'30" sul e a uma longitude 48º03'11" oeste, estando a uma altitude de 670 metros.
Ele1 - Criar site de notícias