Sábado, 15 de Maio de 2021
19 99746-0072
Cidades Por Fausto Melo

Cidades sustentáveis! E Avaré como está neste contexto?

Coluna do Fausto Melo

05/02/2021 12h22 Atualizada há 3 meses
800
Por: A Estância
Cidades sustentáveis! E Avaré como está neste contexto?

O que é cidade sustentável? Cidades sustentáveis são aquelas que investem no bem estar de seus cidadãos, através de políticas públicas que visem melhorar a qualidade de vida de todos, uma melhor relação entre o urbano e o ambiente do qual ela faz parte, afinal o crescimento desordenado das cidades, sem respeito ao meio ambiente, sem respeito as matas, florestas, rios e nascentes, sem respeito aos animais silvestres e ao próprio homem trás malefícios muitas vezes irreversíveis! 

Investir em projetos que minimizem as agressões sofridas contra o meio ambiente através dos avanços predatórios da humanidade contra o planeta, achando que progredir é destruir, o que é totalmente errôneo! 

Uma cidade sustentável investe em programas e projetos que ajudam a minimizar tudo isso, investe em energia limpa e renovável, investe em saneamento básico, investe em educação ambiental, investe em capacitação para profissionais de diversas áreas sobre o tema em questão, investe em projetos sérios de coleta seletiva, investe em recuperação de rios e nascentes envolvendo toda a comunidade, investe em lazer e recreação para seus munícipes, investe em cultura e arte, investe em esportes com construção e aparelhamento de locais para tais atividades com parcerias com entidades de classe, empresariado e faculdades, investe em alternativas para transporte e lazer das pessoas, tais como construção de Ecovias, onde as pessoas utilizarão cada vez mais o transporte em bikes tanto para o lazer, quanto para se locomover ao trabalho e outras atividades, constrói eco pontos (locais aparelhados e próprios para receber entulhos e materiais inservíveis descartados pela população, muitos dos quais poderão ser reciclados e reaproveitados), investe em praças para lazer da população, em calçadas decentes e muitas vezes ecológicas para as caminhadas diárias de sua população, investe em um bom transporte público, estudando alternativas para a realidade de cada cidade, investe em arborização urbana adequada para minimizar o efeito estufa, ondas de calor e embelezamentos das cidades, e muito mais que iremos dissertar em outras oportunidades! 

Avaré padece da falta de tudo isso, poderia ser melhor, mas não é! Não vi nas propostas de todos os candidatos no último pleito, de nenhum, proposta séria sobre o tema, muito no genérico e olhe lá! Justo agora que que esse tema faz parte da agenda global dos países sérios, tema que envolve a economia sustentável global, que consta da agenda de grandes lideranças mundiais! 

No Brasil já existem cidades que estão investindo muito nisso, Curitiba é um exemplo, João Pessoa na Paraíba, Santos em nosso litoral, Londrina e Maringá no Paraná também, Praia Grande no nosso litoral, nossa vizinha Botucatu entre muitas outras! E Avaré como fica? 

Não temos um centímetro de Ecovias no nosso perímetro urbano, não temos eco pontos adequados (entulhos jogados ao léu por toda parte), não temos projeto de coleta seletiva, não temos projetos de arborização urbana, não vejo políticas de educação ambiental que envolva toda a comunidade escolar, como disse acima, não vi por parte de nenhum candidato no pleito anterior a prefeitura nenhum projeto sério, só muito no genérico e olhe lá! 

Leitores desse jornal e dessa coluna, opinem sobre isso, escrevam o que acham sobre tudo isso, cobrem das autoridades ações concretas sobre isso, ou estaremos sempre de braços cruzados esperando ajuda dos seres de outro planeta, acho! A natureza está nos mandando recados diariamente do que esta por vir, só não vê quem não quer!

Coluna do Fausto Melo
Sobre Coluna do Fausto Melo
Temas variados
Ele1 - Criar site de notícias