Itapetininga apresentou saldo positivo de 200 novos empregos em novembro. Com o desempenho, nos primeiros 11 meses de 2020, a cidade acumulou a abertura de 1.289 novos postos de trabalho com carteira assinada, no balanço geral, descontando as demissões. No ranking geral, Itapetininga está na 12ª posição entre os 650 municípios paulistas, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Os números demonstram a retomada da economia de Itapetininga que se afasta dos efeitos da pandemia. Para a prefeita Simone Marquetto, o empresário de Itapetininga demonstrou maior criatividade para manter as vendas, sem abrir mão das precauções necessárias durante a pandemia. “O mercado interno de Itapetininga apresentou vigor e soube utilizar as vendas on-line para chegar ao consumidor”, contou a prefeita.
A chegada de novas empresas foi outro ponto positivo. “Foram novos investimentos, com a contratação de pessoal desde a construção civil, como engenheiros, pedreiros, eletricistas, pintores até a equipe de logística, vendas e gerente. Desde o início da gestão, em 2017, foi aberto um ciclo positivo entre os empresários locais e os que estão chegando na ampliação da oferta de empregos.
Segundo o Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), durante o ano, foram oito meses com resultados favoráveis, um estável e dois negativos atribuídos à pandemia da Covid-19.
A cidade possui 34.673 pessoas com carteira assinada. Em novembro, 1.412 pessoas foram admitidas. Os destaques foram Comércio, Serviços e Construção Civil.