Terça, 07 de Julho de 2020
19 99746-0072
Saúde Bauru

Testagem para a Covid-19 em drive-thru esgota senhas em meia hora no Sambódromo de Bauru

Grande procura da população fez com que as senhas para os mais de 1 mil testes esgotassem rapidamente na manhã deste sábado (13). Prefeito anuncia novas ações de testagem em massa em outros bairros.

15/06/2020 11h16
434
Por: A Estância Fonte: G1
Grande congestionamento se formou na entrada do Sambódromo e testes disponíveis acabaram em uma hora — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação
Grande congestionamento se formou na entrada do Sambódromo e testes disponíveis acabaram em uma hora — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação

A primeira grande ação de testagem rápida para detecção da Covid-19, realizada na manhã deste sábado (13), no Sambódromo de Bauru (SP), provocou uma grande procura da população, que esgotou em cerca de apenas meia hora todas as cerca de 1 mil senhas para os testes disponíveis. 

Um grande congestionamento de carros de cerca de cinco quilômetros se formou na entrada principal do Sambódromo, onde era feita a triagem inicial das pessoas que poderiam ser testadas. Os candidatos precisavam ser moradores de Bauru, com comprovante de residência, e possuir algum sintoma.

O prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB) anunciou que novas ações deste tipo serão realizadas em breve, e em vários bairros da cidade. A prefeitura comprou, recentemente, uma carga de 15 mil testes rápidos para serem aplicados na população. 

“É o primeiro drive-thru de testes rápidos que fazemos na cidade, mas a Secretaria de Saúde já está programando outras ações de testagem em massa da população que vão acontecer em alguns bairros, o que vai nos ajudar a identificar mais rapidamente a população que foi exposta ao vírus e está contaminada”, explicou o prefeito.

Gazzetta explicou ainda que, os moradores que não conseguiram fazer o teste rápido neste sábado e têm sintomas, podem se dirigir a uma das unidades de saúde da cidade ou ao Posto de Atendimento da Covid (PAC), ao lado do Pronto-Socorro Central, que conseguirá fazer o teste rápido ou laboratorial. 

Na testagem deste sábado, foram realizados dois tipos de testes, IgM e IgG, dependendo do tempo em que apareceram os sintomas, com coleta de amostras de secreções nasais ou de sangue.

Bauru - SP

Bauru - São Paulo

Sobre o município
Bauru é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo, sendo o município mais populoso do Centro-Oeste paulista. Pertence à Mesorregião e Microrregião de Bauru, localizando-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 326 km. Ocupa uma área de 673,488 km², sendo que 68,9769 km² estão em perímetro urbano e os 604,51 km² restantes constituem a zona rural.[7] Em 2018 sua população foi estimada pelo IBGE em 374 272 habitantes,[4] sendo o 18º mais populoso de São Paulo.
Ele1 - Criar site de notícias