Terça, 07 de Julho de 2020
19 99746-0072
Geral JÔ SILVESTRE

Na fase amarela, prefeito de Avaré 'volta' para fase mais rígida de flexibilização para impedir avanço da Covid-19

De acordo com o Executivo, a cidade está enquadrada na fase 3, sinalizada pela cor amarela, contudo o decreto municipal foi criado baseando-se nas regras da fase 2, laranja, que é a controle, por causa do aumento significativos dos casos de coronavírus.

05/06/2020 10h07
2.294
Por: A Estância Fonte: G1
Na fase amarela, prefeito de Avaré 'volta' para fase mais rígida de flexibilização para impedir avanço da Covid-19

Na contramão do que muitas autoridades municipais estão fazendo, que é estar em uma faixa, mas permitir que mais serviços funcionem, a prefeitura de Avaré (SP), para manter o controle da situação causada pela pandemia de coronavírus, recuou à fase mais rígida da flexibilização econômica, devido ao município contabilizar muitos casos e óbitos pela Covid-19.

De acordo com o Executivo, a cidade está enquadrada na fase 3, sinalizada pela cor amarela, contudo o decreto municipal foi criado baseando-se nas regras da fase 2, laranja, que é a controle, por causa do aumento significativos dos casos de coronavírus. Até a manhã desta sexta-feira (5), o município totalizava 72 casos positivos, sendo oito óbitos pela doença. 

Ainda segundo informou a prefeitura, se os números de casos continuarem subindo cada vez mais, a cidade regredirá ainda mais, para a fase 1, indicada pela cor vermelha, onde outros serviços também seriam cortados. 

Em nota, a prefeitura disse ainda, que o decreto de flexibilização foi criado seguindo as normas da faixa laranja, não autorizando a reabertura de bares, restaurantes, igrejas e academias de ginástica, pois a cidade também recebe pacientes de dezesseis municípios da região e muitos deles estão internados em Avaré.

A Secretaria municipal de Saúde informou, que de todos os casos confirmados na cidade, treze ainda estão em isolamento domiciliar e seis seguem o tratamento contra a doença internados na Santa Casa. Além dos confirmados, outras treze pessoas aguardam os resultados do exame, sendo que cinco estão hospitalizados. 

A secretaria disse também, que a Santa Casa do município já atingiu 100% de lotação dos leitos e essa questão preocupa as autoridades locais.

 

Comércio na cidade

Em Avaré os comerciantes estão sendo obrigados a aferirem a temperatura dos clientes, que desejam entrar nos estabelecimentos. Segundo o Executivo, é uma medida para ajudar no combate à Covid-19 e, quem não estiver realizando as medições poderá ser multado e ter o alvará de funcionamento suspenso. 

A prefeitura informou, que a ausência do equipamento pode acarretar um desconhecimento sobre possíveis novos casos e complicar ainda mais o quadro de transmissibilidade do coronavírus na cidade. 

Foi determinado pelo governo do estado de São Paulo, que a quarentena, que se encerraria no dia 31 de maio, foi prorrogada por mais quinze dia, durando até o dia 15 de junho. Neste período, só funcionam serviços essenciais de áreas de saúde, logística, segurança e alimentação. No entanto, algumas regiões, já foram autorizadas a reabrirem algumas atividades econômicas a partir de 1º de junho. Confira o que pode funcionar:

decreto assinado pela Prefeitura de Avaré prevê que o comércio poderá ficar aberto das 8h às 13h, mas o uso de provadores está vedado. Podem funcionar imobiliárias, escritórios e concessionárias de veículos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Segundo o decreto, será necessário limitar o público em 40% da capacidade de atendimento. A medição de temperatura e o uso de máscaras são obrigatórios. Além disso, os estabelecimentos deverão observar medidas de higienização e disponibilizar álcool em gel. 

Salões de beleza, clínica de estética e fisioterapia poderão funcionar por meio de agendamento. Os serviços do transporte poderão funcionar com 50% do público. 

Trailers de alimentação também podem funcionar, independentemente de dia e horário. Está proibido, no entanto, o uso de mesas em calçadas. Bares, restaurantes e similares podem funcionar por delivery e drive-thru. 

Feiras ao ar livre poderão funcionar nos períodos da manhã e noite na quarta, quinta-feira e sábado. 

Permanecem suspensas, até 14 de junho, atividades em igrejas, cultos e similares, academias, eventos artísticos e esportivos, teatro e cinema. Aglomeração em espaços públicos e privados de lazer ou cerimônias também estão suspensas. 

 

Confira quais cidades da região de Avaré estão na 3ª fase:

 

·       Águas de Santa Bárbara

·       Arandu

·       Barão de Antonina

·       Avaré

·       Cerqueira César

·       Conchas

·       Coronel Macedo

·       Fartura

·       Iaras

·       Itaí

·       Itaporanga

·       Laranjal Paulista

·       Manduri

·       Paranapanema

·       Pereiras

·       Piraju

·       Porangaba

·       Sarutaiá

·       Taguaí

·       Taquarituba

·       Tejupá

·       Torre de Pedra

Ele1 - Criar site de notícias