Quinta, 13 de Agosto de 2020
19 99746-0072
Tecnologia E -sports

Thiago 'Avaré': da demissão ao título de campeão do e-Brasileirão 2019

Há um ano e três dias, 'Avaré' decidia largar tudo para tentar uma carreira no mundo dos e-sports

05/05/2020 15h01
497
Por: A Estância Fonte: Créditos: Lucas Figueiredo/CBF
Segunda Fase do E-Brasileirão 2019 - Créditos: Thais Magalhães/CBF
Segunda Fase do E-Brasileirão 2019 - Créditos: Thais Magalhães/CBF

“Ela (mãe) nem tinha ideia que, um ano depois, eu ganharia o nacional em nome da gente”. Este trecho da música do rapper Sid, de Brasília, pode não significar nada para você, leitor. No entanto, para Thiago ‘Avaré’, a canção funciona como um hino que se encaixa perfeitamente em um momento crucial de sua vida. Há cerca de um ano, o jovem fez uma ousada escolha e decidiu abandonar o emprego como técnico de segurança eletrônica para se dedicar exclusivamente ao seu sonho: se tornar um pro player de sucesso. E o resultado? Inúmeras conquistas. A mais notável delas é o título do e-Brasileirão, organizado pela CBF, em 2019.

Campeão representando as cores do São Paulo, time do coração, Thiago relembrou os detalhes da época em que decidiu seguir sua intuição e deixar o emprego de lado para focar em seu sonho. Apesar de confiar no próprio taco, o pro player admite que não esperava uma trajetória tão bem sucedida em tão pouco tempo como profissional dentro do mundo dos e-sports.

- Antes de decidir largar tudo, eu já participava de torneios online, mas pelo computador. Eu estava bem, me destacando e já conseguia viver do jogo. Exatamente no dia 1º de maio, assinei minha carta de demissão. Foi quando resolvi apostar na minha carreira no PES e ver até onde eu poderia chegar. Acabou dando certo: fui campeão do e-Brasileirão, fiquei em terceiro lugar no Paulistão e também conquistei vários títulos online. Até hoje não consigo explicar direito. Fico sem palavras, parece que foi tudo um filme e que nem existiu de verdade. Ganhar, trazer a taça e ainda deixar esse título na história do São Paulo é algo que eu não consigo explicar – destacou.

Thiago 'Avaré' é o grande campeão do e-Brasileirão 2019Thiago 'Avaré' é o grande campeão do e-Brasileirão 2019
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Apesar de ter se profissionalizado há pouco tempo, Thiago possui um longo histórico amador no PES. Sua carreira como pro player precisou de um ‘empurrãozinho’ do amigo Juan – que notou o talento de Avaré e sugeriu a transição. O principal obstáculo para o são-paulino foi se adaptar à plataforma Playstation 4, onde as principais competições da modalidade são disputadas.

- Eu me destaquei em alguns torneios de computador e acabei conhecendo o Juan. Ele já tinha participado pelo Atlético-MG no e-Brasileirão em 2016 e insistiu para eu comprar um Playstation 4. Como no computador não tinha muito campeonato profissional, decidir ouvir o conselho dele. Só não participei da edição de 2018, porque perdi as inscrições.

Apoio da família

Além do talento nato, Thiago também conta com um diferencial que nem todos pro players têm o luxo de ter: o apoio incondicional da família. Em um mundo onde ainda há muito para ser explorado, se arriscar como jogador profissional de e-sports é uma tarefa difícil. Mas neste quesito para Avaré não foi problema. Desde o primeiro momento, o jovem contou com o auxílio e confiança de seus pais.

- Eles me apoiaram muito desde lá atrás, quando falei que ia largar o serviço para focar no jogo. Graças a Deus, consegui trazer bons resultados. Sempre que podem, me acompanham em torneios presenciais. Fazem questão de torcer ao meu lado. E sempre foi assim. Talvez por isso que acabou dando tudo tão certo.

Thiago 'Avaré' é o grande campeão do e-Brasileirão 2019Thiago 'Avaré' é o grande campeão do e-Brasileirão 2019
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Preparação de um campeão

A rotina de atletas profissionais costuma testar os limites dos jogadores a fim de impulsionar seus melhores resultados. No mundo dos e-sports não é diferente. Perto de grandes torneios, Thiago se dedica aos treinos que podem chegar até 12h por dia incessantemente.

- Quando está chegando algum campeonato grande, eu aumento minha carga horária de treino. Eu começo mais ou menos por volta de uma hora da tarde e vou até meia noite, uma da manhã, direto.

Mas para praticar o esporte em alto nível, o jogador precisa de rivais à altura. E é aí que entra uma inesperada parceria entre os principais pro players do país. Antes de competições como o e-Brasileirão, esses atletas jogam entre si e trocam experiência sem nenhum tipo de rivalidade ou vaidade. De acordo com ‘Avaré’, essa troca de conhecimento ajuda no desenvolvimento da modalidade e, consequentemente, aumenta o nível dos competidores cada vez mais.

- O nosso pensamento é de todo mundo se ajudar, para todo mundo crescer junto. Eu treino com os meninos que também vão tentar pelos os outros clubes. A gente joga, passa informações. O mundo do PES é uma grande comunidade de amigos. Por exemplo, ano passado eu treinei bastante com o Eduardinho, do Avaí. A gente praticou uns seis meses antes do campeonato para tentar a vaga e nós dois conseguimos. Mas, infelizmente, a gente precisou se enfrentar na semifinal e foi uma partida bem disputada. Acabei ganhando por um gol de diferença. Ele sabia muito bem o jeito que eu jogava e eu sabia muito bem o jeito que ele jogava. Foi um jogão – relembrou.

O desempenho demonstrado durante os treinos com os demais jogadores profissionais de PES fez com que Thiago chegasse com o status de ‘pedra no sapato’ de qualquer um que cruzasse seu caminho no e-Brasileirão 2019. Apesar de não ser conhecido do grande público, o jovem destaca que seus demais rivais tinham um respeito enorme por ele antes do torneio.

- Eu não tinha muita visibilidade fora dos treinos. De conhecer mesmo, eram poucos. Mas eu sabia que dentro da comunidade me colocava como um jogador forte, por causa das minhas conquistas na temporada passada. Apesar de me definirem como um dos quatro favoritos do último e-Brasileirão, eu mesmo não me colocava.

A fama de favorito se concretizou e ‘Avaré’ se tornou o grande campeão da edição de 2019. Com o status mais alto do pódio, o são-paulino afirmou que inúmeras portas se abriram para ele profissionalmente. E por conta disso, Thiago é eternamente grato à CBF pela oportunidade de ‘vingar’ na modalidade.

- Ganhei visibilidade, fui convidado para vários eventos e ainda assinei com a e-Liga Sul. Ter um campeonato desse tamanho organizado pela CBF é muito legal, porque dá muita credibilidade para os jogos virtuais. Nós, jogadores, ficamos conhecidos, os clubes acabam se interessando e nos contratam. Organizar um evento do tamanho que é, com certeza, faz toda a diferença.

Com um peso maior, Thiago confirmou, em entrevista exclusiva à reportagem da CBF, que irá participar da edição de 2020 para defender seu título. Confiante, o são-paulino não terá que passar por todas as fases do e-Brasileirão, por ser o atual detentor do título do torneio. Desta forma, o jovem talento irá esperar o melhor representante do São Paulo para travar um confronto direto que definirá o jogador representante do Tricolor Paulista nas rodadas seguintes da competição.

As inscrições para participar do e-Brasileirão 2020 já estão abertas e vão até o dia 15 de maio. Neste ano, o campeonato contará com quatro fases – sendo as três primeiras disputadas online. Para os jogadores de ‘primeira viagem’, Thiago ‘Avaré’ deixou uma dica de ouro.

- O mais importante é o foco, o treinamento e nunca deixar de acreditar que é possível. Independente da dificuldade, você precisa passar por cima dela. Para mim, jogar o e-Brasileirão era um sonho. Sempre assisti pela televisão e quando ganhei pelo São Paulo, não acreditei. Na hora que cheguei lá, eu não senti a pressão. Consegui jogar tranquilo, porque eu sabia que estava realizando um sonho só de estar lá, participando. Acabou que por jogar tranquilo, conquistei o título.

Thiago 'Avaré' é homenageado no Prêmio Brasileirão 2019Thiago 'Avaré' é homenageado no Prêmio Brasileirão 2019

Ele1 - Criar site de notícias