Transamérica
Coronavírus

Por que é tão difícil para nós avareenses o isolamento social

Tem outra sugestão do por quê o avareense tem dificuldade de isolamento social? Ou pensa diferente?

21/03/2020 17h22Atualizado há 1 semana
Por: A Estância
2.668

O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). E de forma assustadora invadiu diversos países do mundo gerando muitas mortes.

 A velocidade de propagação do novo coronavírus no Brasil repete o padrão dos países que mais sofrem com o avanço da covid-19, demonstram gráficos produzidos pela BBC News Brasil com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O crescimento de casos confirmados segue um ritmo parecido com o de países como Alemanha, França e Reino Unido.

 A mídia tem divulgado, cotidianamente, as medidas de prevenção como lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar aglomerações; manter os ambientes bem ventilados e não compartilhar objetos pessoais.

 Diante desse cenário e por conta da propagação rápida no país, algumas cidades tomaram a iniciativa de editar decreto a fim de fechar alguns estabelecimentos e reduzir o acúmulo de pessoas.

 A Prefeitura da Estância Turística de Avaré editou o decreto nº 577 que determina o fechamento do comércio por 10 (dez) dias, a partir do dia 23 de março. E ainda recomendou que a população ficasse em suas residências e deixassem de frequentar praças e locais abertos e com grande circulação de pessoas.

 Entretanto caro leitor, neste momento que escrevo este artigo, é possível comprovar pelos compartilhamentos dos grupos de Whats App muitas pessoas transitando pelas ruas da cidade, principalmente na área central, ou ainda desenvolvendo suas atividades normalmente.

 Afinal, por que é tão difícil para nós avareenses o isolamento social e acatá-lo com afinco?

Não quero aqui esgotar o assunto, pois não tenho a capacidade científica de sustentar o fator primordial, mas com a minha vivência de ser “nascido e criado” na nossa cidade é possível projetar algum cenário. Não necessariamente na ordem colocada abaixo.

 1) Nossa cidade tem características rurais.

Sim, ainda temos aquele jeito de interagir com os amigos numa cidade interiorana com uma boa prosa, café e música sertaneja. Cidade tranquila, que apresenta uma das melhores condições de vida, principalmente, para pessoas da terceira idade. Ainda este pessoal, não esta conectada com a vida moderna, pois elas gostam do jeito simples de ser.

 2) Segurança

Longe dos grandes centros, a cidade de Avaré é uma das mais seguras do país. Os resultados criminais são baixíssimos, e a sensação de andar tranquilo pelas ruas do município nos conduz, inconscientemente, para que o que vislumbramos todos os dias nos noticiários em outros lugares dificilmente chegará por aqui.

 3) Cultura da festa

Gerou-se uma cultura de fazer festas nesta cidade. Então sempre nos reunimos para um churrasco, bate-papo ou simplesmente para estarmos sempre juntos. A mentalidade do nosso povo é de festa.

 Por conta da minha profissão, não terei a oportunidade para o isolamento total. Estarei na linha de frente, junto com meus colegas, para ajudar no que preciso neste mais novo desafio. Mas você que pode, siga as recomendações das autoridades e contribuir para evitar o colapso no país. Vamos juntos vencer esta pandemia!

Então o que achou? Tem outra sugestão do por quê o avareense tem dificuldade de isolamento social? Ou pensa diferente? Mande suas críticas e sugestões: [email protected].

Eduvale
Municípios
One Center
Últimas notícias
Mais lidas