Transamérica
COMUNICADO

Prefeitura recomenda fechamento do comércio por 15 dias

Objetivo é diminuir a circulação e evitar a proliferação do coronavírus; outras medidas também são sugeridas

19/03/2020 14h47
Por: A Estância
930

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré recomendou que o comércio suspenda as atividades por 15 dias a partir de quinta-feira, 19 de março.

O objetivo é diminuir a circulação de pessoas nas ruas e evitar a proliferação do coronavírus. O Decreto Nº 5775 sugere ainda o fechamento pelo mesmo período de empresas com grande número de funcionários.

A recomendação também vale para aulas na educação básica e superior da rede privada, templos religiosos, academias, casa de shows e cinemas.

A sugestão não se aplica apenas a farmácias, postos de gasolina e distribuidores de gêneros alimentícios.

O documento não tem poder para obrigar o fechamento de estabelecimentos, mas alerta sobre a necessidade de ações contra a pandemia do Covid-19.

O Executivo recomenda ainda que as clínicas privadas organizem os atendimentos de forma a evitar a concentração de pessoas, bem como reforcem medidas de higienização com a disponibilização de álcool gel 70% e disponibilizem equipamentos de proteção individual.

A Prefeitura também determina que restaurantes, lanchonetes e bares devem adotar medidas de prevenção, tais como disponibilizar álcool 70% a clientes, observar distância mínima entre as mesas e manter o ambiente ventilado, entre outras.

Suspensão do atendimento presencial

O decreto também mudou o horário de funcionamento dos setores da Administração Pública Direta e Indireta.

A partir de quinta-feira, 19, os departamentos municipais vão funcionar das 7 às 13 horas por prazo indeterminado.

Por conta da redução, não haverá horário de almoço. Alguns departamentos poderão, mediante justificativa, adotar horário diverso e a modalidade home office, desde que não cause prejuízo ao setor.

O atendimento presencial ao público também está suspenso em todos as repartições, desde que este possa ser prestado por meio eletrônico e não for de caráter essencial.

Já os servidores da Secretaria Municipal da Saúde e funcionários de creches municipais vão atuar dentro do horário normal.

Os serviços externos da Secretaria de Serviços e o expediente da Guarda Municipal também serão mantidos.

Atividades canceladas

O Executivo também cancelou novos eventos e atividades. Estão suspensas a capacitação de servidores e viagens a serviço, exceto aquelas em favor dos serviços de saúde.

Estão suspensas ainda todas as cirurgias eletivas por prazo indeterminado com o objetivo de liberar os leitos de UTI para o atendimento de casos de urgência e emergência decorrentes da contaminação pelo covid-19.

A medida alcança ainda os atendimentos dos serviços odontológico, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que ficam com as atividades temporariamente suspensas até segunda ordem.

Eduvale
Municípios
One Center
Últimas notícias
Mais lidas