Terça, 26 de Maio de 2020
19 99746-0072
Cultura Patrimônio Cultural

Avaré conquista prêmio nacional para a Cultura

Seleção de projetos alcançou cidades de médio porte, com incentivo financeiro para ações ligadas a artes visuais, dança, teatro, literatura e artes integradas. Atividades serão gratuitas

09/03/2020 14h42 Atualizada há 3 meses
300
Por: A Estância
Avaré conquista prêmio nacional para a Cultura

Em 2019, a Funarte (Fundação Nacional das Artes) do Governo Federal, lançou o projeto Funarte Descentrarte para premiar iniciativas em municípios que possuem de 50.000 a 100.000 habitantes, e desenvolver ações em diversas linguagens, com isso, surgiu o projeto “Avaré, memórias de uma cidade”, uma das 120 iniciativas premiadas no ano passado e que tem início esse mês na cidade com ações de artes visuais.

Desenvolvido por um coletivo de mulheres, profissionais da área de Patrimônio Cultural, apaixonadas por história, arte e cultura, que viram a possibilidade de reavivar memórias sobre a cidade de Avaré, cidade do interior de São Paulo, por meio de um projeto de educação patrimonial aliado à fotografia.

Entre elas, está Valdirene Silva, proponente do projeto e professora de História da Arte na FREA, que vislumbrou a possibilidade de discutir educação patrimonial junto à história de Avaré e a importância da valorização do Patrimônio Cultural como chave para pensar em ações de preservação.

Uma das atividades do projeto é a Oficina de Fotografia que ocorrerá de forma gratuita no IFSP, localizado no bairro Jardim Europa II. Para participar é necessária a inscrição prévia.

Segundo Cássia Xavier, uma das integrantes do grupo e que irá ministrar a atividade, a relação entre fotografia e patrimônio está tanto na atividade técnica, que produz os documentos fotográficos, como nas diretrizes para formação de Arquivos Fotográficos. ‘’Nesse sentido, a oficina propõe exercícios imagéticos que possibilitarão discutir caminhos de criação de documentos fotográficos para em seguida pensá-los como Arquivos Patrimoniais’’, destaca. 

Serviço:

Oficina de Fotografia “Reconhecendo o Patrimônio Cultural da Cidade”

Local: Auditório do IFSP Campus Avaré, localizado na Avenida. Prof. Célso Ferreira da Silva, 1333 - Jardim Europa II

Dias e horários: 26, 27 e 28/03/2020 (quinta, sexta-feira e sábado) das 14h às 18h

Atividade gratuita mediante inscrição por e-mail[email protected]

Para saber mais sobre o projeto acesse: Avaré - Memórias de uma Cidade

Ele1 - Criar site de notícias