Transamérica
ITAPETININGA

De cada 4 ovos, um tem origem de matriz de Itapetininga, afirma diretor de multinacional holandesa

De cada quatro ovos consumidos na América Latina, um é derivado de linhagem de Itapetininga. A responsável pelo fornecimento é a multinacional holandesa Hendrix Genetis instalada no Distrito da Conceição.

30/01/2020 18h02
Por: A Estância
224

De cada quatro ovos consumidos na América Latina, um é derivado de linhagem de Itapetininga. A responsável pelo fornecimento é a multinacional holandesa Hendrix Genetis instalada no Distrito da Conceição. O diretor da companhia, Marco Aurélio de Almeida, calcula que Itapetininga responde pelo fornecimento de matrizes que atenderão as granjas que produzem 20 bilhões de ovos anuais. Nesta quinta-feira, dia 30, a prefeita Simone Marquetto se reuniu com a direção da empresa para conhecer detalhes da produção.

“Trabalhamos com linhagem primária de animais de aves posturas. É uma indústria de importância estratégica muito grande que está sediada aqui em Itapetininga. De cada quatro ovos comerciais consumidos por seres humanos na América Latina, um vem derivado de linhagem de Itapetininga. Em termos de números, do consumo total de aproximadamente de 80 bilhões de ovos da América Latina, cerca de 20 bilhões são derivados de nossa cidade”, afirmou Marco Aurélio de Almeida,

Estes números explicam a colocação da Hendrix Genetics que é líder mundial em genética de Aves de Postura. O diretor explica que a melhoria genética começa num ciclo que se inicia na Europa, onde estão a linhagem pura, delas são geradas as bisavós. De seu acasalamento, nascem as avós que são exportadas para Itapetininga. Destes casais, são geradas as matrizes que são os frangos que serão abatidos ou galinhas poedeiras.

     Em 2020, a filial brasileira pretende aumentar de 25 mil para 42 mil aves, consideradas de linha pura. De acordo com o executivo, toda a tecnologia será instalada no município. A intenção é que toda a cadeia produtiva do setor seja implantada em Itapetininga. O anúncio da ampliação foi feito no ano passado. Serão construídos na sede da empresa, no Distrito da Conceição, mais três galpões para produção de ovos.

 A expansão, de acordo com o diretor, ampliará em mais de 100% a mão-de-obra especializada já atuante na multinacional. Conforme o executivo, a empresa tem condições de fornecer a linhagem para as granjas que produzem 40 bilhões e atender todo o território nacional. Ele explicou que a granja possui uma preocupação sanitária rígida na criação das aves baseada em protocolos de biossegurança.

 “Investimentos vem somar para Itapetininga, que se sente honrada com o prêmio e com a visibilidade de seus projetos junto ao estado de São Paulo. Nosso agronegócio sempre foi destaque na região e, impulsionado pelas parcerias e apoio técnico aos produtores, se consolida cada vez mais como potência no âmbito regional”, disse a prefeita Simone Marquetto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Itapetininga Itapetininga - SP Itapetininga é um município brasileiro do estado de São Paulo, na Região Sudeste do país. Pertence à Região Metropolitana de Sorocaba e sua população em 2018 era estimada em 162 231 habitantes. Localiza-se a uma latitude 23º35'30" sul e a uma longitude 48º03'11" oeste, estando a uma altitude de 670 metros.
Eduvale
Municípios
One Center
Últimas notícias
Mais lidas