Quinta, 24 de Setembro de 2020
19 99746-0072
Polícia Nota Falsa

Homem paga mercadoria com nota falsa em padaria de Avaré

Banco Central tem aplicativo de celular que ajuda a identificar cédulas de Real e dá dicas do que fazer se receber dinheiro falso

30/01/2020 12h00 Atualizada há 8 meses
1.190
Por: A Estância
Homem paga mercadoria com nota falsa em padaria de Avaré

Na manhã desta quarta-feira (29) um homem utilizou-se de uma nota de cem reais falsa para consumir numa padaria, na área central, de Avaré (SP).

 

De acordo com as informações obtidas, ele acessou o estabelecimento pela lanchonete e após pedir um salgado, tomar um copo de leite, pegou um refrigerante e dirigiu-se ao caixa.

 

Após entregar a nota, o homem que estava aparentemente nervoso pegou o troco e saiu de forma apressada.

 

A operadora do caixa suspeitou do ocorrido e chamou os donos da padaria que também tiveram dúvidas da nota. Eles enviaram a cédula para o banco que confirmaram sua inautenticidade.

 

De acordo com testemunhas o indivíduo vestia calça caqui e estava suja com aspectos de trabalho. Até o momento ninguém foi preso.  

 

Veja o que fazer se receber dinheiro falso

 

Quem receber cédulas falsas em caixas eletrônicos, por exemplo, deve entregá-las em qualquer agência do qual a pessoa seja correntista e o banco é obrigado a trocar o dinheiro. Isso também vale para os aposentados que não têm conta em banco e sacaram as cédulas suspeitas.

 

Como as agências têm o registro da movimentação nos caixas, não é necessário apresentar extratos para fazer a substituição. Além disso, também não é exigido o registro de boletins de ocorrência. Basta procurar o banco de imediato. 

 

Se o cidadão receber dinheiro falso em outras operações, como em compras e vendas no comércio, a recomendação é entregar as cédulas em qualquer banco. Ele não será reembolsado.

 

Aplicativo

 

O Banco Central lançou o aplicativo Dinheiro Brasileiro que facilita o reconhecimento das cédulas do Real pela população brasileira e pelos turistas estrangeiros. O sistema está disponível em português, inglês e espanhol, gratuitamente para os sistemas IOS e Android.

 

Ao posicionar o smartphone ou o tablet sobre a cédula, o aplicativo Dinheiro Brasileiro identifica a nota por comparação de imagem. Em seguida, mostra os elementos de segurança que devem ser observados.

Ele1 - Criar site de notícias