Transamérica
Botucatu

Botucatu se consolida entre as 50 cidades mais inovadoras do Brasil

Ao ser aplicado em cada item, Botucatu obteve 31,887 pontos nesta ava­liação, figurando na 49ª colocação do ranking. Junto com Piracicaba (21º) e Lençóis Paulista (91º) são os únicos mu­nicípios em um raio de cem quilômetros a figurar na avaliação. O posi

14/12/2019 16h21
Por: A Estância
Fonte: Jornal Leia Notícias por Flávio Fogueral
277

Gradativamente Botu­catu tem alcançado altos índices de desenvolvi­mento, tornando-se um polo de investimento na região centro-oeste paulista. Isso significa mais atratividade para a instalação de empresas, oportunidades de ne­gócios e geração de em­prego. Recentemente, a consultoria Urban Sys­tems classificou o muni­cípio entre os 100 mais propícios para o fomento empresarial ao analisar infraestrutura, políticas sociais, além de outros aspectos.

Desta vez, a mesma consultoria traçou aná­lise de cidades “inteli­gentes” e conectadas, por meio do “Ranking Connected Smart Cities”, onde especificou os lo­cais com melhor mobili­dade, urbanismo, meio ambiente, energia, tec­nologia e inovação, eco­nomia, educação, saúde, segurança, empreende­dorismo e governança. Para se obter as notas finais foram aplicados 70 indicadores que contem­plam tópicos como nível educacional e formação acadêmica da popula­ção, polos de inovação e fomento a pesquisas, empreendedorismo, fro­ta de veículos, conexões rodoviárias / aeroviárias / ferroviárias, legisla­ções sobre ocupação do solo, empregabilidade, independência munici­pal quanto a repasses de outras unidades da fede­ração (Estado e União), acesso a computador e outros aparatos tecnoló­gicos e de conexão com a internet, taxas de roubos/ furtos e homicídios, aces­so a serviços de saúde, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), en­tre outros. Dessa forma, o total de pontos da edição 2019 do Ranking Connec­ted Smart Cities é de 69,5 pontos.

As análises foram feitas com informações obtidas através de órgãos oficiais como o Instituto Brasilei­ro de Geografia e Esta­tística (IBGE), Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Funda­ção Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de órgãos governamentais como os ministérios da Economia; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunica­ções; Receita Federal; Ins­tituto Nacional do Seguro Social (INSS); instituições bancárias e de fomento.

Ao ser aplicado em cada item, Botucatu obteve 31,887 pontos nesta ava­liação, figurando na 49ª colocação do ranking. Junto com Piracicaba (21º) e Lençóis Paulista (91º) são os únicos mu­nicípios em um raio de cem quilômetros a figurar na avaliação. O posicio­namento botucatuense apresenta avanço em re­lação a edição do ano an­terior, quando a Cidade foi escalonada como sen­do a 51ª mais “conectada” do país.

Foram preponderan­tes nesta avaliação a so­matória obtida nos onze grandes eixos de análise: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saú­de, segurança, empreen­dedorismo e governança. Dos onze quesitos ana­lisados, Botucatu só não figura no ranking em mo­bilidade e acessibilidade, segurança e governança.

Diretamente ligado a políticas públicas e in­vestimentos governa­mentais, o tópico Saúde manteve Botucatu como sendo um dos mais desen­volvidos do país pela pes­quisa da Urban Systems. Com nota atribuída de 3,322, o município ocupa a 53ª posição neste quesi­to. Foram utilizados como critérios a mensuração de índices, como morta­lidade infantil e a infra­estrutura tecnológica de saúde. Ou seja, oferta de leitos hospitalares e de assistência diversa e es­pecializada, profissionais qualificados, cobertura de atendimento, investi­mentos público no setor e mortalidade infantil.

Neste recorte ainda prevaleceram indicado­res de infraestrutura de saneamento básico, uma vez que a ausência de acesso à água potável e a coleta de esgoto pode indiretamente acarretar problemas de saúde na população. Em termos comparativos, Botucatu aparece à frente de cida­des como São Paulo, San­tos, Curitiba (PR) e Goiâ­nia (GO).

Outro recorte ligado di­retamente a investimen­tos públicos, Educação coloca o município na 57ª posição, com nota 4,324, ficando à frente de cida­des como Marília (70ª), Lençóis Paulista (77ª), Jaú (84ª), Avaré (87ª), Ribei­rão Preto (100ª). Foram analisados os eixos tecno­logia, inovação, economia e o pleno acesso ao siste­ma educacional.

Em uma vertente a pes­quisa avaliou o percentual da força de trabalho em ocupações nos setores de educação e pesquisa e desenvolvimento, bem como, número de compu­tadores, laptops, tablets ou outros dispositivos digitais de aprendizagem disponíveis por 1.000 alu­nos. O foco principal, no entanto, centrou em edu­cação pública, bem como os critérios avaliativos e de desenvolvimento pe­dagógico. A educação em nível privado foi retirado desse peso. Impacto es­sencial dentro do desen­volvimento econômico, o Empreendedorismo signi­ficou a melhor classifica­ção botucatuense no es­tudo, com a 46ª colocação (nota 1,492).

Não há, inclusive, ne­nhuma cidade em um raio de cem quilômetros ranqueada neste recor­te, que priorizou pontos como economia criativa, tecnologia, micro em­presa individual, espaços de inovação e de incuba­ção de conhecimento. A partir deste recorte foi analisado ainda o quesito Economia, onde Botu­catu figurou na 86ª posi­ção, obtendo nota 4,444. Neste ponto despontam também os municípios de Bauru (52ª), Itu (69ª), Rio Claro (70ª), Marília (84ª) e Piracicaba (94ª)

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
BotucatuBotucatu - SP Botucatu é um município brasileiro do estado de São Paulo, distante 235 km da capital estadual, São Paulo, à qual se interliga pelas rodovias Marechal Rondon e Castelo Branco. Localiza-se a 22º53'09" de latitude sul, 48º26'42" de longitude oeste. Está a 840 metros de altitude e seu clima é classificado como subtropical úmido.[7] A população estimada em agosto de 2018 era de 144 820 habitantes.[5] O município é formado pela sede e pelos distritos de Rubião Júnior e Vitoriana[8][9]. O marco zer
Anúncio
Eduvale
Municípios
One Center
Últimas notícias
Mais lidas