Transamérica
ITAPETININGA

Ministro da Cidadania e deputados federais visitam Itapetininga e entregam duas obras com a prefeita Simone Marquetto

Ainda durante a fala, o Ministro da Cidadania anunciou a liberação de recursos para a construção de um Centro de Convivência de Idosos, junto à Estação Cidadania.

28/11/2019 18h24Atualizado há 2 semanas
Por: A Estância
326

“Estamos inaugurando uma obra que trará vida nesta região da Vila Rio Branco. A Estação Cidadania tem o papel de oferecer lazer, cultura e esportes no tempo ocioso dos jovens. Está provado que atividades de entretenimentos é a melhor solução para o combate ao crime e na melhoria do desempenho escolar. Hoje, enfrentamos uma epidemia das drogas. Precisamos ocupar o tempo dos jovens quando estão fora da escola. Era um sonho da prefeita Simone Marquetto que demonstra como é possível melhorar o Brasil”, assim foi aberto o discurso do Ministro da Cidadania, Osmar Terra durante a inauguração da Estação Cidadania, na Vila Rio Branco.  

Aproximadamente, 1,2 mil pessoas acompanharam nesta quinta-feira, dia 28, a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto, o Ministro da Cidadania, Osmar Terra e os deputados federais, Baleia Rossi e Herculano Passos, na inauguração de duas obras na cidade: a Estação Cidadania e a Quadra Poliesportiva, no Jardim Bela Vista.

Ainda durante a fala, o Ministro da Cidadania anunciou a liberação de recursos para a construção de um Centro de Convivência de Idosos, junto à Estação Cidadania.

A prefeita Simone Marquetto lembrou que a obra estava parada e foi retomada com a ajuda do deputado federal Baleia Rossi que fez a ponte com o Governo Federal. “Um pouco que o ministro ensinou estamos colocando em prática. Essas obras são de fundamental importância para a inclusão de jovens em práticas esportivas, para uma vida saudável, longe das drogas, para a construção de uma sociedade melhor. É muito importante para a população desta região da Rio Branco, que olho com tanto carinho”, relatou Simone Marquetto.

Com 7 mil metros quadrados de área, a Estação Cidadania conta com um moderno Ginásio Poliesportivo, Estrutura de Atletismo e Área de Apoio. Foram investidos na construção aproximadamente R$ 4,5 milhões. Entre as autoridades presentes ao palco, estavam o vice-prefeito de Itapetininga, Josué Álvares Pintor, o presidente da Câmara Municipal de Itapetininga, vereador Itamar Martins e o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Francisco Roberto Ferreira.

O objetivo da nova unidade é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamentos públicos qualificados, incentivando a iniciação e prática esportiva, em diversas modalidades, à crianças e adolescentes. O mais novo equipamento público de Itapetininga atenderá diretamente aproximadamente 10 bairros da região da vila Rio Branco, com uma população estimada de 40 mil pessoas.

O deputado federal Baleia Rossi se mostrou emocionado em estar em Itapetininga e ver de perto a Estação Cidadania concluída. “Sei o quão foi difícil para a retomada desta obra pela prefeita Simone Marquetto. O mais importante, sempre a vejo correr atrás de recursos, e nunca pediu nada para ela, e sim por Itapetininga. Tem determinação. Não fica parada em Gabinete e eu quis estar presente nesta inauguração”, contou. Também ressaltou o trabalho do Ministro que venceu uma disputa com 100 países com seu projeto na defesa da primeira infância, realizado no Qatar.

Na Estação Cidadania, serão realizados treinamentos regulares de futsal, handebol, basquetebol, minibol (basquetebol adaptado para idoso), artes marciais, jogos de mesa (damas, xadrez e dominó), dança de salão e capoeira. Também por ter as medidas oficiais, o complexo esportivo poderá abrigar competições dos Jogos Regionais e Jogos Abertos. Diversas modalidades estão previstas na unidade. Com pistas de atletismo de 100m e 200m também permitirão a realização de competições e treinamentos de equipes locais. “É um equipamento de ponta”, destacou Simone.

A mudança do nome deve-se à Portaria nº 876, de 15 de maio de 2019, do Ministério de Estado da Cidadania, que alterou o nome do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) para “Estação Cidadania” e passa a permitir novas atribuições ao programa.

Quadra Poliesportiva do Jardim Bela Vista

Assim que inaugurou e visitou as dependências da Estação Cidadania, a comitiva do Ministro da Cidadania, Osmar Terra, esteve no Jardim Bela Vista com a prefeita Simone Marquetto, onde foi entregue para a população a Quadra Poliesportiva, com quase 500 metros quadrados de construção, num investimento de R$ 350 mil.

Na inauguração, além de prefeitos da região, vereadores de Itapetininga e região e autoridades, estavam presentes os jogadores do time de Vôlei Itapetininga ao lado do Bicampeão de Voleibol Masculino, André Nascimento e crianças de projetos sociais da cidade.

Os moradores terão à disposição uma área esportiva, fechada, para jogos de basquete, voleibol e futebol. “Para ter acesso a uma quadra, as crianças tinham que se deslocar ao centro da cidade, pois o antigo campo e o parque estavam em situação precária. Eu, como administradora, não achava justo o bairro não ter uma área esportiva, apesar de ficar ao lado de um clube particular com toda a infraestrutura. Como gestora não poderia aceitar isso”, disse a prefeita Simone Marquetto.

O projeto no Jardim Bela Vista também beneficiará os bairros São Bento, Cambuí, Sotemo e Tupy que ficam em seu entorno que totalizam aproximadamente 8 mil pessoas.

Estação 1ª Infância

Após a inauguração no Jardim Bela Vista, a comitiva seguiu para o centro de Itapetininga, onde o ministro Osmar Terra e os deputados federais, Baleia Rossi e Herculano Passos, conheceram a Estação 1ª Infância, idealizada pela prefeita Simone Marquetto no Largo dos Amores. “É uma minicidade onde as crianças desenvolvem cidadania, como noções de trânsito, leitura de livros, brincadeiras lúdicas e cultura. Aqui, foram instaladas placas de sinalização e pintadas as faixas de pedestres, com vagas especiais para estacionamento de Pessoas com Deficiência (PCD) e pessoas com Transtorno Espectro Autismo (TEA) e quatro estações com atividades. Nossas crianças são tratadas como cidadãos em Itapetininga”, enfatizou Simone Marquetto. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Itapetininga Itapetininga - SP Itapetininga é um município brasileiro do estado de São Paulo, na Região Sudeste do país. Pertence à Região Metropolitana de Sorocaba e sua população em 2018 era estimada em 162 231 habitantes. Localiza-se a uma latitude 23º35'30" sul e a uma longitude 48º03'11" oeste, estando a uma altitude de 670 metros.
Anúncio
Eduvale
Municípios
One Center
Últimas notícias
Mais lidas