QUARTO DE MILHA

Ações durante o Potro do Futuro ABQM fomentam a equoterapia

Desde 2013, a entidade possui o Equo ABQM, projeto social que contribui com centros de equoterapia em diversas regiões do país

10/10/2019 19h05Atualizado há 3 dias
Por: A Estância
Fonte: Por Equipe Cavalus Créditos das fotos: Divulgação/ABQM e Arquivo pessoal/Marcelo Juste
178

Com o intuito de estimular a prática da equoterapia, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ABQM) está realizando uma série de ações durante o 40º Potro do Futuro, 13ª Copa dos Campeões, 5º Derby e 2º Juvenil da raça Quarto de Milha. O evento é promovido no Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP).

As ações se concentram em um stand que foi montado no recinto, que carrega o nome do projeto de cunho social que a entidade mantém desde 2013, o Equo ABQM. O projeto consiste no apoio a alguns centro de equoterapia, que são cuidadosamente  selecionados para que possam atender o maior número de praticantes de forma gratuita.

Praticantes de equoterapia no Potro do Futuro da ABQM
Praticantes de equoterapia participam do Potro do Futuro da ABQM

Segundo a coordenadora do projeto, Juliana Furtado, o estande do Equo ABQM estão comercializando produtos com a marca ABQM e também peças doadas por apoiadores. O valor arrecadado será revertido ao projeto.

A equoterapeuta Adriana Garcia Fonseca, do Centro de Equoterapia GF, de Penápolis (SP), explica que entre suas áreas de atuação, a equoterapia trabalha saúde, educação e esporte. Essas áreas auxiliam no desenvolvimento dos praticantes com deficiência física, social, psíquica, emocional, educacional e intelectual.

Stand Equo ABQM durante o Potro do Futuro
Stand Equo ABQM durante o Potro do Futuro

Dessa forma, ela vê que a prática da equoterapia traz diversos benefícios para a vida das pessoas. “Em todas as esferas de convívio entre pessoas especiais e cavalos, verifica-se em todos os praticantes a melhora de postura, equilíbrio, mobilidade, atenção, memória, independência, coragem, afetividade, autoconfiança e autoestima”, frisa.

Ações do projeto Equo ABQM

Atualmente, oito entidades, situadas em três estados diferentes, fazem parte do Equo ABQM. “Com este projeto de grande relevância social, a ABQM assumiu o compromisso de proporcionar o convívio das pessoas com necessidades especiais com os equinos, especialmente os da raça Quarto de Milha”, declara a equoterapeuta Adriana.

Em conclusão deste projeto, a ABQM apoia, atualmente 650 praticantes de equoterapia. Um deles é o Marcelo Augusto Juste de Castro, de 32 anos, que é portador de uma doença rara, chamada de Charcot-Marie-Tooth, que afeta os músculos das pernas e dos braços.

Marcelo Juste pratica equoterapia desde 2015
Portador de uma doença rara, Marcelo Juste pratica equoterapia desde 2015

Em entrevista ao portal Cavalus, ele comentou sobre os benefícios da prática em sua rotina de vida. “É muito gratificante, eles tem me ajudado bastante. Mudou bastante a minha vida. São muitos exercícios e eu ainda me divirto andando, aproveitando”.

Marcelo é um dos alunos do Centro de Equoterapia GF, de Penápolis (SP). A mãe do rapaz, Neusa Juste de Castro é só elogios para o trabalho desempenhado pela equoterapeuta Adriana. “Ela faz um trabalho muito legal com ele com equoterapia, é um trabalho bem legal. O cavalo é sensacional, maravilhoso”.

Leia mais notícias sobre o Quarto de Milha

Outra aluna do projeto é a pequena Rayssa Aquilino Lopes, de 9 anos, que foi diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade (TDAH). Quando iniciou o tratamento, a menina era insegura e tímida, mas ao longo do tempo, com o acompanhamento da equoterapeuta e psicóloga do Centro, Rayssa, começou a se socializar melhor.

“Hoje ela é mais aberta ao diálogo, participa do projeto Equo Educação, onde são trabalhadas atividades que requerem maior atenção e isso está contribuindo com seu desempenho escolar. Ainda há muito o que ser trabalhado, mas a evolução é surpreendente”, finaliza a equoterapeuta Adriana.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
AraçatubaAraçatuba - SP Araçatuba é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Localiza-se no noroeste do Estado de São Paulo, a uma latitude 21º 12'32" sul e a uma longitude 50º 25'58" oeste, estando a 390 m acima do nível do mar. Sua população estimada é de 195.874 habitantes. É a sede da nona região administrativa do estado de São Paulo. Em 2019 tornou-se um ''Município de Interesse Turístico''.[
Eduvale
Municípios
One Center
Últimas notícias
Mais lidas
Carrera