ITAPETININGA

Criação de emprego bate recorde em julho e é o 2º melhor em 10 anos em Itapetininga

O movimento na economia gerou 1.216 novas admissões. Nos sete primeiros meses do ano, foram abertos 413 novos postos de trabalho, conforme os dados ajustados pelo Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged)

05/09/2019 17h32
Por: A Estância
430

A criação de emprego em Itapetininga, em julho, bateu recorde e é a segunda melhor marca dos últimos 10 anos, superada apenas pelo ano 2011. O movimento na economia gerou 1.216 novas admissões. Nos sete primeiros meses do ano, foram abertos 413 novos postos de trabalho, conforme os dados ajustados pelo Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged). “Nossa economia está cada vez mais ativa. Estamos atrás dos investimentos e os resultados aparecem”, afirma Simone Marquetto.

É o quinto mês do ano, em que o desempenho do município é positivo no mercado formal do trabalho. Agropecuária, comércio e construção civil puxaram a abertura de postos de emprego, os demais tiveram pequena baixa. Após longo tempo com números negativos, as vendas do setor varejista avançaram em Itapetininga. Nos primeiros sete meses, 8.572 pessoas tiveram a carteira assinada e de outro lado 8.159 trabalhadores foram dispensados. Em Itapetininga, há 32.271 assalariados formais em 7.177 empresas abertas distribuídas nos diversos setores econômicos.

“É uma economia diversificada”, aponta a chefe do Executivo. Os 10 profissionais mais admitidos, segundo ainda o Caged, foram: trabalhador agropecuário (183 admissões), trabalhador de extração vegetal (97 contratadas), vendedor de comércio (87), servente de obras (40), pedreiro (36), alimentador de linha de produção (33), ajudante de confecção (31), recepcionista (29), auxiliar de escritório (29), frentista (28), operador de caixa (28), motorista de caminhão (26) e assistente administrativa (19).

De acordo com os economistas, muitas empresas e negócios buscam por Itapetininga, uma cidade cada vez mais em desenvolvimento A abertura de novas empresas permite que aquelas pessoas desempregadas tenham o poder de compra readquirido.

Agricultura

A agricultura novamente foi destaque em Itapetininga. Movida pela commodities que abastecem o mercado externo, ainda é o carro chefe da economia de Itapetininga ao criar 257 empregos em julho. A presença da agropecuária, que é forte no Brasil e no Estado, se repete com maior força no município. Os números não são maiores porque a agricultura local é altamente moderna, com uso de tecnologia e máquinas que reduzem a contratação.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Itapetininga Itapetininga - SP Itapetininga é um município brasileiro do estado de São Paulo, na Região Sudeste do país. Pertence à Região Metropolitana de Sorocaba e sua população em 2018 era estimada em 162 231 habitantes. Localiza-se a uma latitude 23º35'30" sul e a uma longitude 48º03'11" oeste, estando a uma altitude de 670 metros.
Avaré - SP
Atualizado às 10h02
33°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 19°
31°

Sensação

21.7 km/h

Vento

20%

Umidade

Fonte: Climatempo
Eduvale
Municípios
One Center
Últimas notícias
Mais lidas
Wilson Claudio de Oliveira
Carrera