Itapetininga

Gestão Simone Marquetto implanta programa pioneiro de Pré-Natal de Alto Risco em Itapetininga

Agora, o ambulatório de Pré-Natal de Alto Risco realiza toda a assistência médica até que chegue o primeiro dia de consulta no AME.

29/08/2019 16h14
Por: A Estância
341

A Secretaria Municipal de Saúde de Itapetininga iniciou o projeto de Pré-Natal de Alto Risco Municipal. Em Itapetininga, nascem aproximadamente 200 bebês por mês.  São identificados, mensalmente, entre 15 e 30 novos diagnósticos de grávidas com complicações na saúde no município. O serviço que funciona há quatro meses e é inédito na região, visa garantir a saúde da gestante e do bebê.  Agora, o ambulatório de Pré-Natal de Alto Risco realiza toda a assistência médica até que chegue o primeiro dia de consulta no AME. Esse é mais um serviço oferecido no Centro de Saúde da Mulher “Amanda Coelho da Silva”.

“Esta ampliação torna os nossos serviços ainda mais completos e mais humanizados”, afirma a prefeita Simone Marquetto.

O acompanhamento é essencial para garantir uma gestação saudável e um parto seguro, apontam especialistas. É considerada gestação de alto risco aquela em que a saúde, da mãe e/ou do feto ou recém-nascido tem maior chance de ser atingida que a da média da população considerada.

Entre as principais patologias das gestantes de alto risco estão: anemia, diabetes, hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis, problemas neurológicos e tabagismo. E ainda, se no decorrer da gestação acontecer um quadro de diabetes que não existia antes, ou a descoberta da pré-eclâmpsia, bem como ter uma infecção viral ou bacteriana “Todo o olhar da equipe médica é para proteger a mãe e o bebê. É um projeto importante porque valoriza o momento mais maravilhoso da vida”, reforça Simone Marquetto.

De acordo com a médica Areana Diogo Mendonça, as gestantes e seus bebês com este quadro clínico terão acompanhamento médico mais intenso na rede pública de saúde. “A intenção é melhorar a assistência à saúde as mulheres grávidas de alto risco”, acrescenta a médica. O ambulatório irá atender as grávidas antes do encaminhamento ao AME.

“Este período é de preocupação, pois a espera pode comprometer a saúde da mamãe e do feto. Com o projeto, o atendimento será feito de imediato no Centro de Saúde da Mulher”, explica a médica. “Enquanto estiver aguardando a consulta, iremos atendê-la”, frisa a profissional. Com o ambulatório, estas mães terão toda a atenção e orientação médica garantida dentro do projeto.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Itapetininga Itapetininga - SP Itapetininga é um município brasileiro do estado de São Paulo, na Região Sudeste do país. Pertence à Região Metropolitana de Sorocaba e sua população em 2018 era estimada em 162 231 habitantes. Localiza-se a uma latitude 23º35'30" sul e a uma longitude 48º03'11" oeste, estando a uma altitude de 670 metros.
Avaré - SP
Atualizado às 10h02
33°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 19°
31°

Sensação

21.7 km/h

Vento

20%

Umidade

Fonte: Climatempo
Eduvale
Municípios
One Center
Últimas notícias
Mais lidas
Carrera
Wilson Claudio de Oliveira