Na manhã deste domingo, 28 de julho, foi realizada cerimônia de encerramento oficial do 42º Campeonato Nacional da ABQM (Associação Brasileira do Quarto de Milha), na Arena Vetnil e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Araçatuba Dilador Borges, o superintendente-geral da ABQM, Sérgio Ricardo da Silva, e representado o Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), o primeiro secretário Arnaldo dos Santos Vieira Filho.
Tanto para todos da ABQM como para as autoridades da cidade de Araçatuba e região, o evento, sem precedentes, marcou o início de uma nova era na realização de atividades equestres em todo país. Órgãos de imprensa da região já divulgaram seu parecer, acentuando as principais características do acontecimento: “Com mais de 2 mil animais, o evento que mudou o cenário econômico de Araçatuba, teve início no dia 20 de julho e, além das competições, o público presente pôde contar com diversos expositores e variados estabelecimentos de alimentação. Com entrada gratuita, Araçatuba e região puderam prestigiar as competições e conhecer melhor o cavalo Quarto de Milha.”
O prefeito Dilador Borges falou sobre o sentimento de vitória ao finalizar o evento, sobre a construção do complexo equestre, que em cerca de 90 dias ficou pronto. “Francamente não esperava que o evento tivesse essa receptividade. Tinha sim a convicção de que o pessoal iria abraçar, mas não com essa força. O evento foi muito bem recebido pela cidade e pela região, vários prefeitos passaram pelo recinto”, destacou Dilador, ressaltando ainda a segurança do espaço, que durante o evento não registrou ocorrências.
Para o representante do Siran, Arnaldo dos Santos Vieira Filho, Araçatuba e região respiram o agronegócio e um evento como este na cidade é algo para fortalecer ainda mais o setor. “Hoje, a gente se sente realizado. É uma emoção muito grande saber que todo o planejamento deu certo, que estávamos no caminho correto e agora vamos nos tornar um centro de referência do agronegócio em todo o país”, afirmou.
Vieira Filho comentou que as expectativas para o evento foram superadas. “Tanto pela parte do público que lotou o parque, quanto dos competidores e da ABQM que acreditou em nós. Sem sombra de dúvidas, não teve quem negasse, realmente é a melhor estrutura que há no Brasil para abrigar todos esses eventos.”
Sérgio Ricardo da Silva, superintendente-geral da ABQM, lembrou ainda que a construção do complexo equestre em tempo recorde foi o resultado de um trabalho conjunto entre Prefeitura, Siran e ABQM.
O trabalho continua e o próximo evento de 2019 em Araçatuba será no mês de outubro, com o 40º Potro do Futuro ABQM, 13ª Copa dos Campeões, 5º Derby e 2º Juvenil – Conformação e Trabalho.