Quarta, 03 de Junho de 2020
19 99746-0072
Geral Coluna Fausto Melo

Cidades Sustentáveis – Avaré 155ª. colocada no ranking estadual, e nossa vizinha e amada Botucatu em primeiro, parabéns Botucatu!

Coluna do Fausto Melo

18/07/2019 14h20
6.276
Por: Editorial
Cidades Sustentáveis – Avaré 155ª. colocada no ranking estadual, e nossa vizinha e amada Botucatu em primeiro, parabéns Botucatu!

Fico decepcionado com essa posição, porque poderíamos estar mais bem colocada, nem diria nos primeiros dez lugares, mas termos potencial para estarmos entre os primeiros, não é uma disputa esportiva e nem disputa da mais bela e prazerosa cidade, mas é uma disputa importante, disputa de cidade que tem qualidade de vida para seus moradores, cidadãos residentes e visitantes, e mais ainda, qualidade de vida para o planeta!

Vemos em nossos governantes um descaso total com isso, o anterior a esse nos levou para a medíocre 535ª colocação em 2014, e o anterior a esse citado foi onde tivemos a melhor colocação em 68ª posição, em 2012. Acho pouco, poderíamos estar em melhor posição se tivéssemos políticas governamentais sérias para essa importante secretaria de governo! Nossos governantes e políticos me passam imagem de total ignorância sobre o tema e o pior uma má vontade imensa de dar prioridade a essa pasta, juntamente com a pasta de educação e saúde, aliás, meio ambiente se atrela e trabalha em conjunto com todas as secretarias de governo! O mundo moderno, o mundo de hoje de seres imediatistas e predadores, de gananciosos, dos que querem lucros fáceis em detrimento da destruição do planeta, com emissão de venenos tóxicos no ar, pulverização venenosa desenfreada nas lavouras e plantações, descarte inadequados de resíduos gerados pelas atividades urbanas e rurais, descartes inadequados de materiais inservíveis,  poluição de rios, nascentes, lagos, mares e córregos, lixo jogado para todo canto, materiais de demolições descartados em todo lugar possível e imaginável! Falta de arborização urbana, falta de política séria de coleta seletiva, falta de ciclovias para facilitar o transporte saudável e sustentável das pessoas, abandono de proteção de nascentes e matas ciliares, falta de eco pontos para descarte de materiais de demolição (o chamado entulho) para posterior reaproveitamento, Avaré infelizmente se insere nesse contexto, fico incomodado e triste de constatar isso!

Alguns quesitos para uma cidade ser considerada sustentável – enumero não pela ordem, mas o que é necessário de investimento em políticas sustentáveis:

1)   Fontes renováveis de energias;

2)   Racionalizar exploração de todos os recursos naturais;

3)   Programa de coleta seletiva e reciclagem;

4)   Incentivar transportes não poluentes;

5)   Racionalizar consumo de água e energia;

6)   Evitar todo tipo de desperdício, no comercio, na indústria, nas residências, no serviço público, na área de saúde, nas escolas;

7)   Reflorestar áreas urbanas e rurais;

8)   Recuperar rios, nascentes e matas ciliares;

9)   Investir maciçamente em educação ambiental, fazer parcerias com igrejas, entidades de classe, de serviços, associações, escolas, faculdades;

10)               Promover junto a população conceitos sobre sustentabilidade, com palestras, workshops, educação ambiental, eventos!

Diante do exposto fica aqui registrado minha decepção ainda, queria estar aplaudindo, mas ainda não posso!

Resta minha esperança que em 2020 a população vote melhor, escolha melhor seus representantes tanto no executivo quanto no legislativo, cobre se seus candidatos programas relacionados a essa área, peça e exija deles seu programa de governo, questione o que é fantasioso, exija programa sério e projeto sério para a sustentabilidade. O planeta que já esta bambeando nas pernas agradece!

Coluna do Fausto Melo
Sobre o Coluna do Fausto Melo
Temas variados
Ele1 - Criar site de notícias