Transamérica
Thiago Engel

Sem apoio na cidade, avareense vestiu a camisa do Novorizontino no Paulistão League

Mesmo sem conhecer a cidade, Thiago Engel vestiu a camisa do Novorizontino no Paulistão League, torneio de e-sports da Federação Paulista, e ficou em terceiro lugar

08/07/2019 18h11Atualizado há 6 meses
Por: A Estância
Fonte: Diario da Regiao
1.328
Thiago Engel disputou Pro Evolution Soccer para PlayStation defendendo as cores do Novorizontino
Thiago Engel disputou Pro Evolution Soccer para PlayStation defendendo as cores do Novorizontino

Defender as cores de uma equipe pela qual se tem carinho fazendo o que mais se gosta nas horas de lazer: jogando videogame. Essa é a rotina do técnico em empresa de segurança Thiago Engel, 21 anos, que representou o Novorizontino na primeira edição do Paulistão League (torneio de esportes eletrônicos do Pro Evolution Soccer para PlayStation) e ficou em terceiro lugar. "Quando estudava, em 2014, tinha um professor de filosofia de Novo Horizonte que falava sobre o time e os jogos no Jorjão. A partir daí comecei a acompanhar o time e escolhi representá-lo. Espero que ele me veja representando a camisa do Grêmio", conta Thiago.

O rapaz é de Avaré e foi escolhido para estar no torneio eletrônico após ser aprovado em uma seletiva da Federação. Em seguida, tinha que escolher qual equipe iria defender. "Jogo há oito anos, mas torneios mesmo comecei ano passado, ganhando vários campeonatos com um bom nível", falou o jogador de vídeo game. 

No Paulistão League, cada participante teve no mínimo dois jogos presenciais no estádio, um em casa e outro fora. Thiago, porém, não conseguiu jogar no Jorge Ismael de Biasi, mas espera realizar o sonho um dia. "De última hora meu adversário, a Ponte Preta, teve um imprevisto e não pôde ir, então até hoje tenho vontade de conhecer a cidade", declarou.

O torneio de Playstation 4 com o jogo PES seguiu a tabela original do Paulista de futebol, com quatro grupos de quatro times cada. Na primeira fase, Thiago foi líder do Grupo B. Nas quartas de final, bateu Felipinho, do Botafogo, por 7 a 6 no placar agregado. Na semifinal se despediu ao perder para GuiFera, do Santos, por 4 a 7, na sede da Federação Paulista em São Paulo.

Na fase final, os representantes das equipes se enfrentaram no sistema mata-mata, dentro da própria série (A1, A2 e A3) e os campeões de cada série se classificaram para as fases finais gerais. O São Bernardo, representado por Wellington Pereira, foi o campeão geral da competição. 

"Mesmo sendo a primeira edição, o torneio foi muito difícil, com os melhores do Brasil. Tinha jogador do Rio de Janeiro e um que já foi campeão mundial", afirmou Engel. "Agora é hora de medir os erros e acertos. Minha expectativa é trabalhar ainda mais para poder representar o Novorizontino em qualquer lugar."

E-sports como esporte

O jovem Thiago ainda não vive dos jogos eletrônicos e tem que conciliar a rotina de trabalho com o mundo dos games, mas acredita que há um caminho para quem gosta de jogar. "Dá pra ganhar dinheiro, mas viver só dos campeonatos é complicado, porque você ganha hoje, mas amanhã não se sabe. Hoje tem times de futebol que têm parcerias com jogadores de PES e FIFA", comentou.

Os esportes eletrônicos movimentaram 655 milhões de dólares em 2017, segundo levantamento do Newzoo e vem ganhando espaço entre os jovens como modalidade esportiva. "É um assunto polêmico, porque muita gente ainda não aceita o e-sport, mas acho que pode ser considerado esporte", opinou Thiago. "Os dois têm muitas semelhanças, são diversas modalidades. Por exemplo, no esporte tem futebol, vôlei e basquete, no e-sport tem os diferentes jogos como Counter Strike, PES e League of Legends. Em ambos há craques que dominam sua modalidade, equipes bem treinadas e países que dominam suas especialidades", analisou o jogador.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários