ABQM

Esportes equestres promovem a igualdade de gênero entre atletas

Seguindo regras iguais, homens e mulheres disputam pelos mesmos prêmios nas competições esportivas da raça Quarto de Milha

11/04/2019 13h08
Por: A Estância
171

Sobre a sela, conduzindo cavalos Quarto de Milha, homens e mulheres concorrem em condições de igualdade nos esportes do 29º Congresso Brasileiro de Conformação & Trabalho, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), que será realizado até domingo (14/04), em Avaré (SP).

O evento reúne 12 modalidades equestres, constituídas por categorias mistas, nas quais homens e mulheres seguem as mesmas regras para atingir o objetivo de se consagrarem campeões. As estrelas principais das competições são os animais e os competidores. Tanto o cavaleiro quanto a amazona têm o papel de conduzir o cavalo durante as apresentações, de modo com que ele execute com destreza as manobras necessárias para chegar ao pódio.

“As oportunidades para homens e mulheres ainda não são as mesmas em diversos aspectos do cotidiano, mas nas provas equestres, dentro e fora da pista, todos são iguais. Na ABQM, não existe nenhuma prova ou categoria exclusiva para homens. As mulheres podem participar de todas as competições em condição de igualdade”, garante Cicinho Varejão, presidente da Associação.

Essa condição vale tanto para provas individuais como para as disputas em equipe. Nas modalidades de Ranch Sorting e Team Penning, homens e mulheres podem fazer parte de uma mesma equipe. “Com exceção da categoria Feminino, nenhuma outra é separada por gênero. Os requisitos que determinam a participação do competidor é a idade, a experiência, baseada nos pontos acumulados na ABQM ou o nível, amador ou profissional, do atleta”, explicou Henrique campana, diretor de Esportes da ABQM.

O evento

De acordo com o Departamento de Esportes da ABQM, 6.106 inscrições foram realizadas para a primeira etapa do 29º Congresso Brasileiro ABQM, que recebe 1.700 cavalos e mais de 800 competidores. Destaque para a modalidade de Seis Balizas que registrou crescimento de 42% nas inscrições, frente a 2018, passando de 209 para 297. Nos Três Tambores, também teve um incremento significativo de 20% no número de inscritos. O esporte registrou 2.286 inscrições, além de 1,2 mil treinos pagos.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários