Botucatu

Prefeitura de Botucatu assina financiamento para construção da Barragem do Rio Pardo

O Prefeito Mário Pardini assinou o contrato com a Caixa Econômica Federal que permite o financiamento de R$ 42,7 milhões, valor necessário para a construção da Barragem do Rio Pardo.

03/01/2019 14h00Atualizado há 6 meses
Por: A Estância
240

A Prefeitura de Botucatu garantiu nesta segunda-feira, 31, as condições para tirar do papel um dos projetos mais importantes da história do Município e do interior de São Paulo. Em cerimônia realizada no Auditório Cyro Pires, no Prédio da Prefeitura, que contou com a presença do Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o Prefeito Mário Pardini assinou o contrato com a Caixa Econômica Federal que permite o financiamento de R$ 42,7 milhões, valor necessário para a construção da Barragem do Rio Pardo.

A assinatura do contrato com a Caixa foi possível após diversas etapas, como a autorização da Câmara Municipal para que o Município buscasse o financiamento; enquadramento da obra no orçamento do Ministério das Cidades; análise de crédito pela própria Caixa; e aprovação da Secretaria do Tesouro Nacional.

“Trabalhamos muito por este momento. Na semana passada estivemos em Brasília para buscar, ainda neste ano, a concretização deste contrato. Agora, estamos otimistas para que este financiamento seja assumido pela Sabesp. As tratativas estão avançadas, são positivas, e se Deus quiser já no primeiro mês de 2019, poderemos ter um aceno positivo da Companhia”, afirmou o Prefeito Pardini.

O evento no Prédio da Administração Municipal teve ainda a presença do Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Adaílton Trindade, Superintendente Regional da Caixa, Henrique Afonso Holtz de Almeida Junior, dosvereadores Ednei Lázaro Carreira, Alessandra Lucchesi, Cula, Sargento Laudo, Jamila Cury Dorini, Zé Fernandes e Paulo Renato, além de secretários e servidores municipais.

Obra muito importante

A barragem do Rio Pardo garantirá a autossuficiência no abastecimento de água em Botucatu nas próximas décadas. Para ter ideia, a vazão estimada para atender a população botucatuense no ano de 2040 é de 700 litros de água a cada segundo, muito superior a capacidade média atual de produção do Rio Pardo. A importância da construção foi comprovada pelo próprio Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, que realizou seu último ato à frente da pasta nacional em Botucatu.

“É uma grande satisfação encerrar meu trabalho no Ministério das Cidades com a assinatura deste contrato. Esta foi uma obra que avaliamos com muito carinho e realmente verificamos sua importância para a população de Botucatu. Enalteço o trabalho do Prefeito Pardini, que de forma incessante e competente, trabalhou muito em busca dessa realização para o povo botucatuense”, completou o Ministro Alexandre Baldy.

A represa ficará 9 km à montante da Represa do Mandacaru, acima da Cachoeira do Véu da Noiva. Seu volume total de reservação é de 9 bilhões de litros de água. Sua área chegará a 280 hectares, sendo 130 de Área de Proteção Permanente.  Somente a barragem terá 600 metros de extensão, com profundidade que varia entre 15 e 20 metros.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Avaré - SP
Atualizado às 20h08
18°
Poucas nuvens Máxima: 28° - Mínima: 14°
18°

Sensação

16.4 km/h

Vento

81.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Eduvale
Municípios
One Center
Últimas notícias
Carrera
Mais lidas